O que faz o Gestor Cultural?

arter

Muitas pessoas já ouviram o termo “gestor cultural”, mas não sabem ao certo o que é e muito menos qual sua área de atuação. Decidi então lhes escrever mais um pequeno artigo com o objetivo de lhes ajudar a intender um pouco mais sobre essa profissão e a área em que é desenvolvida.

A maioria das pessoas acredita que o gestor cultural é apenas aquele que administra as artes de um modo geral, mas podemos afirmar que vai muito além disso, pois não se trata apenas de um trabalho em que o individuo vive em uma rotina diária, mas sim de uma profissão onde o individuo deve estar sempre ligado para desenvolver a cultura, negociar em torno da organização das artes e facilitar as operações do dia a dia de uma determinada organização.

As funções de um gestor cultural incluem a gestão de pessoal, marketing, gestão de orçamento, relações públicas, captação de recursos, desenvolvimento e avaliação do programa e relações financeiras. Ou seja, um gestor cultural tem o papel de fazer com que a cultura seja contemplada por diversas pessoas em todo o mundo.

Podemos afirmar que um gestor cultural é de grande importância ao se desenvolver um projeto artístico, pois este tem como principal objetivo ajudar os artistas a se desenvolver através de apresentações, exposições e até mesmo negociações ao realizar uma apresentação em um determinado lugar.

Um gestor cultural atua em varias partes do meio artístico com o objetivo de promover a cultura. Não é um trabalho nada fácil, mas quando se trata de um profissional empenhado e desenvolver seu trabalho de forma eficaz e produtiva, essa pode ser uma ótima opção para quem deseja trabalhar promovendo a cultura e conhecendo a cada dia, um pouco mais sobre os diversos tipos de artes.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *