Modelos e fotógrafos

Tudo sobre o mercado da moda: Por que contratar modelos e fotógrafos profissionais para as minhas campanhas?

Você está em dúvida do porquê deveria contratar modelos e fotógrafos profissionais para as suas campanhas?

Por que você deveria gastar com modelos e fotógrafos profissionais se pode conseguir mãos de obra mais barata para a sua campanha? Se você tem pelo menos alguma dessas dúvidas, esse artigo foi feito para você.

Não se preocupe, muitos iniciam no mercado da moda, ou fazem campanhas sem saber muito a respeito sobre a importância de modelos e fotógrafos profissionais, o que é um enorme erro.

Se você está nessa página, já começou bem suas pesquisas. Nesse artigo, vou te responder todas as perguntas e te mostrar como tornar sua campanha melhor com o uso de modelos e fotógrafos profissionais.

Tudo sobre moda: Por que fazer uma campanha?

Como dito anteriormente, eu vou não só te mostrar a importância de modelos e fotógrafos profissionais em suas campanhas, como também vou te mostrar como melhorar ela com o uso desses profissionais.

Para saber como melhorar sua campanha, você precisa ter um objetivo e um foco bem definido, assim poderá fazer melhor uso de modelos e fotógrafos profissionais.

Se pergunte primeiramente: Por que estou fazendo uma campanha?

Em sua maioria são para promover um produto, marca ou ideia, mas entender o porquê de uma campanha vai muito além disso… Para fazer uso de todos os profissionais disponíveis e não só de modelos e fotógrafos, você precisa definir com precisão o motivo de sua campanha, o público alvo, a taxa de alcance e o perfil que quer adequar a sua empresa.

Muitas das piores campanhas já feitas não falharam por falta de fotógrafos e modelos profissionais, mas sim porque esses profissionais não tinham uma ideia central a ser seguida. Não estava claro o sentimento a ser provocado, o público a ser atraído ou o produto a ser vendido.

Esses e outros motivos mostram a real importância de o porquê fazer uma campanha para apresentar seu produto, imagem ou conceito para o público.

Modelos e fotógrafos – Quando uma campanha é necessária?

Como dito anteriormente, uma campanha normalmente serve para apresentar ou divulgar uma ideia, imagem ou produto para o público.

Mas quando apresentar essa ideia? Quando é o momento exato para alavancar ou iniciar seus negócios? Como extrair o máximo de fotógrafos e modelos profissionais?

Na moda existem dois tipos de campanha ou evento: As que seguem uma forte tendência e se alavancam com isso e as que criam uma nova tendência tornando-se inovadoras.

Seguindo uma forte tendência…

Se você ainda for novo no mercado e quiser usar fotógrafos e modelos em sua campanha para apresentar sua ideia, produto ou imagem para o público. O melhor a se fazer é seguir uma alta tendência.

Usar algo que está em alta nos mercados e redes sociais vai te ajudar a interagir com o público e ser mais reconhecido em sua campanha.

Muitas das novas campanhas de sucesso que são lançadas usam informações, palavras, imagens ou vídeos que estão em alta. Assim, o público compartilhar e viralizar a campanha.

Geralmente esse tipo de campanha é feito para fazer vendas de novos produtos ou serviços. Também é usado para alavancar as vendas.

Modelos e fotógrafos – Criando uma nova tendência…

A criação de uma nova tendência é arriscada. Principalmente para quem vai investir em fotógrafos e modelos profissionais para sua campanha.

Mas se der certo, a marca, ou conceito fica gravado na mente do público. Marcas que estão a longa data no mercado e tem uma estabilidade para investir pesado em uma campanha e contratar excelentes modelos e fotógrafos profissionais são as mais recomendadas para aplicar esse tipo de campanha.

Geralmente essa campanha não é usado para vender um produto. Esse tipo de campanha costuma a ser colocado em prática para a venda de uma marca ou ideia.

Grandes marcas como a Coca Cola, Apple e Armani, usam esse tipo de propaganda arriscada. Mas o que faz com que seus clientes “comprem a marca” e não o produto.

Como por exemplo, se a Apple lançar um novo celular, que não seja Iphone, ele vai se viralizar. Talvez o celular não seja tão bom, mas o público já comprou a marca.

Modelos e fotógrafos: Como planejar uma campanha?

Modelos e fotógrafos

Como dito anteriormente, para entender a importância de ter modelos e fotógrafos profissionais em sua campanha você precisa entender a base de uma campanha para não desperdiçar recursos com esses profissionais.

Uma campanha com um bom planejamento pode trazer retornos acima do esperado. Isso, principalmente se houver uma boa escolha de modelos e fotógrafos profissionais.

Tudo sobre moda: Defina com precisão seu público alvo…

Portanto, Não basta apenas definir um público. Para elaborar uma campanha de sucesso você precisa chegar o mais perto de seu público alvo o possível, descobrindo tudo o que puder sobre ele.

Descubra o horário que seu público trabalha, assim poderá lançar a campanha em um horário de maior alcance.

Defina o gênero de seu público assim como idade aproximada e características físicas. Para qualquer outro meio características físicas não seria uma informação muito útil. Mas no ramo da moda é uma das informações mais úteis que você pode conseguir.

Modelos e fotógrafos – Escolha bem seus profissionais…

Para uma boa campanha é necessário ter profissionais competentes trabalhando nela.

Isso vai além de apenas fotógrafos e modelos, apesar de ser uma boa parte.

Escolha agências e profissionais do marketing de sua confiança, que tenha profissionalismo e integridade para lidar com seu projeto. Assim terá não só os melhores modelos e fotógrafos em sua campanha. Mas também todos os demais profissionais necessários.

Escolha as características do(a) modelo que vai atuar em sua campanha. Se você definiu bem seu público alvo essa etapa será fácil.

Afinal, a partir do seu público você poderá escolher as características do(a) modelo e qual sentimento ela terá que despertar em seu público.

Tudo sobre moda: Defina um orçamento e planeje seu tempo…

Para não acontecer de sua campanha parar na metade, defina bem seu orçamento. Para ela não chegar atrasada demais a seu público, planeje seu tempo.

Conseguir uma boa agência de modelos que te proporciona fotógrafos profissionais é uma excelente dica. Afinal você não só poderá escolher, entre uma gama de profissionais, aquele que melhor se enquadra em seu orçamento. Mas também economiza tempo, pois uma boa agência fará quase tudo para você.

Lembre-se de reservar um bom orçamento para sua campanha. Não contratar profissionais treinados para os serviços pode sair mais caro para sua campanha no final das contas.

Modelos e fotógrafos – O que são modelos profissionais?

Modelos profissionais são aqueles que trabalham integralmente como modelo e se profissionalizam na carreira. Ao contrário de modelos amadores, eles vivem e se empenham para isso.

Um modelo profissional geralmente é vinculado a uma agência, que lhe dá suporte (tanto a modelo quando ao cliente). Modelos profissionais são aqueles que são treinados para fazer os mais diversos tipos de trabalhos exigidos.

Modelos profissionais usam de sua experiência e carisma com o público e com a câmera para te ajudar na sua campanha o que acaba fazendo com que sua campanha se torne menos superficial. Fazendo você criar um vínculo com o público, se assim desejar.

Dito isso, também é importante escolher um bom fotógrafo profissional para fazer um conjunto promissor com seu modelo. Ao decorrer desse artigo vou explicar a importância disso e como escolher um bom fotógrafo para sua campanha.

Tudo sobre moda: O que um modelo profissional deve fazer?

Como eu disse antes, modelos profissionais são treinados para lidar com os trabalhos mais diversos e sua experiência os ajudam nisso.

O treinamento de modelos consiste em preparar o modelo para poses, expressões e incorporação da persona (personalidades fictícias inventadas, por vezes completamente diferente da personalidade do modelo).

Modelos profissionais são treinados para despertar emoções e sentimentos no seu público, o que ajudará a sua campanha, principalmente com um bom fotógrafo profissional.

Modelos precisam ser profissionais:

Modelos devem ser completamente e estritamente profissionais. Ao contrário do que alguns pensam, modelos não tem um caráter ou uma moral tão frágil. Modelos são profissionais e estão ali para fazer seu serviço, pois dependem disso.

Modelos profissionais devem interagir com fotógrafos para se adequar a melhor pose e expressão para aquela imagem. Se necessário o modelo também deve ser capaz de inovar em seus movimentos e em seu estilo, desde que agrade ao cliente.

Modelos profissionais também, devem saber como se portar em qualquer evento ou campanha a qual forem designados. Ao receber o treinamento de uma boa agência o modelo aprende as mais novas técnicas de etiqueta e comportamento a serem usados nas mais variadas situações e eventos.

Em geral um modelo profissional deve atender por completo as exigências do cliente. Sejam, em relação a roupas, estilo do cabelo, personalidade a ser incorporada, físico e demais coisas pertinentes a área de moda.

Tudo sobre moda: Quais são as vantagens de uma modelo profissional em sua campanha?

Modelos e fotógrafos

Além da qualidade incontestável que um modelo e um fotógrafo profissional vão trazer a sua campanha, existem mais coisas a ser considerado sobre as vantagens de ter um modelo profissional em seu projeto.

“Bagagens” de outras campanhas…

Geralmente modelos profissionais já realizaram muitas campanhas em conjunto com fotógrafos, o que quer dizer que a probabilidade de o modelo ter feito alguma campanha similar à sua é alta, principalmente se for um nicho com bastante campanhas.

Essa experiência que modelos profissionais coletam de campanhas anteriores pode ajudar na sua. Principalmente se você não souber exatamente o que ele deve fazer.

Um modelo que já está familiarizado com o público alvo, o produto, imagem ou serviço de sua campanha, vai saber articular melhor para atender às suas expectativas.

Suporte da agência…

Com toda certeza esse é um ponto muito importante a se ressaltar nas vantagens de contratar um modelo profissional. Um modelo profissional vem com uma espécie de “garantia” pois uma boa agência de modelos profissionais dá suporte tanto ao modelo quando ao cliente.

Imagine a seguinte situação: Você pesquisou, definiu sua campanha, público alvo, orçamento e tempo, está tudo planejado, falta apenas contratar os modelos e fotógrafos profissionais, mas quando você contrata um modelo, ele não era o que você esperava.

Você iria preferir retomar do início o processo de escolha, voltar para testes de modelo e pegar um segundo modelo, para apenas aí, ver se ele é bom o suficiente?

Contratando um modelo profissional por uma agência você só precisaria fazer um telefonema ou mandar uma mensagem e pedir um novo modelo profissional para sua campanha de acordo com as suas especificações fornecidas.

Modelos e fotógrafos – Como contratar uma boa modelo profissional?

Como dito anteriormente uma modelo profissional pode ser facilmente encontrada em uma agência de modelo. Mas a questão é como contratar uma BOA modelo profissional e é o que vou lhe mostrar neste tópico.

Uma boa modelo profissional deve cumprir com todos os requisitos descritos acima, além de também, se enquadrar perfeitamente à sua campanha.

Se você fez todos os passos até aqui, deve estar faltando apenas definir exatamente como seu modelo profissional vai se comunicar com seu público. Veja o sentimento mais comum em seu público: Inveja? Cobiça? Admiração? Desejo?

Seja qual for, seu modelo profissional deve ser capaz de passar isso para o público, e juntamente com um fotógrafo, fazer um ensaio que desperte esse desejo com a finalidade de vender um produto, imagem ou ideia para o público.

Elabore uma persona:

Elabore uma persona para o modelo profissional interpretar e coloque a posição a qual ele deve interpretar ante a câmera de um fotógrafo profissional. Assim você poderá definir exatamente o padrão de modelo profissional que se encaixa em sua campanha, o que ajudará a escolher modelos perfeitos para seus objetivos.

Correndo o risco de ser redundante, mas ressaltando a sua importância… É preciso ter uma boa agência de modelos que também providencie fotógrafos profissionais para seus trabalhos e campanhas, assim basta apenas entregar as características desejadas por você em um modelo e a agência irá cuidar do resto.

Agências como “A agenda do produtor” podem facilitar bastante sua vida, além de ter toda a praticidade de uma Agência, também tem toda a praticidade do meio digital.

Modelos e fotógrafos – O que é um fotógrafo profissional?

Modelos e fotógrafos

O fotógrafo profissional é um especialista na arte de elaborar fotografias e gerar imagens, registrando assim momentos e ocasiões. Esses registros são feitos através do auxílio de câmeras fotográficas profissionais e outros equipamentos que a acompanham.

O fotógrafo abrange diversas atividades profissionais em áreas como: filmes, jornalismo, publicidade, natureza, moda, fotografia panorâmica, fotografia retrato dentre outros.

Para entrar nesse ramo é necessária muita dedicação e amor em tirar fotos, pois requer conhecimento e técnicas para escolher a luz, o ângulo ou o enquadramento. A foto pode ter um tema, ou assunto abordado nela.

Também é uma profissão que requer muita criatividade e diversidade. Para ter capacidade de desenvolver inúmeras formas de registrar imagens de eventos, pessoas, locais, produtos, paisagens, utilizando câmeras fixas e diversos acessórios.

Um fotógrafo profissional além de dominar máquinas fotográficas, também é um especialista em acessórios que acompanham uma câmera, como lentes, filmes. Incluindo outras coisas como técnicas de iluminação e enquadramento, com o objetivo de captar a melhor imagem do que vai ser fotografado.

Ele também deve conhecer as várias tecnologias digitais de tratamento e manipulação de imagens e precisa se manter constantemente atualizado. Pois novas ferramentas voltadas para o ramo tecnológico e fotográfico são lançadas a todo momento.

Tudo sobre moda: O que um fotógrafo profissional deve fazer?

Agora que você já entendeu o conceito de um fotógrafo profissional, deve saber quais são suas responsabilidades para saber o que é preciso exigir de um fotógrafo ao fazer uma campanha.

Veja só:

⦁ Ele tem que se comprometer com preferência e necessidades de seu cliente, mesmo infundindo sua própria contribuição sobre o que ele cria;

⦁ Ele precisa ser bom com suas ferramentas e habilidades técnicas, como saber utilizar a luz e a cor ao seu favor. E ter a capacidade de pegar o que está em sua cabeça e transformar no produto final;

⦁ O fotógrafo precisa ouvir e aconselhar seus clientes para que eles tenham as expectativas corretas e ter uma ideia de como o trabalho será;

⦁ Ele é encarregado de organizar os assistentes, viagens, artistas de maquiagem, entre outros. Alguns fotógrafos profissionais de alta qualidade têm empresas de produção para fazer esse trabalho para eles;

⦁ Ele tem a obrigação de reunir-se com o cliente para conhecer o serviço, o objetivo, receber orientação e discutir o orçamento, apresentar as imagens para seleção e fazer cópias das fotos escolhidas;

⦁ Ele deve fazer seus clientes se sentirem o mais confortável e seguros possível.

Exite muito mais!

Essas são somente alguns deveres e responsabilidades que o profissional em fotografias deve ter para com seu cliente. É importante que um fotógrafo tenha uma boa comunicação, facilitando a negociação entre seus clientes.

Afinal será desastroso um fotógrafo que não consegue lhe explicar o orçamento e o conteúdo que ele desenvolverá para você. Além do mais, se você quiser alterações da forma que uma imagem foi tirada para suas campanhas e o fotógrafo tiver dificuldade em entender o que foi explicado, será constrangedor.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como fotógrafo, além da graduação é essencial ter senso crítico, curiosidade e estar em constante atualização.

Tudo sobre moda: Qual a vantagem de ter um fotógrafo profissional em sua campanha?

Uma campanha necessita de fotos profissionais, geralmente, publicitárias. Essa é uma ferramenta ótima para alavancar marcas e engajar o seu público. Não há sombra de dúvidas da importância de saber utilizar fotografias de qualidade para atrair e cativar clientes.

O uso das redes sociais para divulgação de certas campanhas é um exemplo que para atrair os mais variados públicos ou mesmo um público filtrado, imagens de qualidade superior são muito mais eficazes.

A vantagem do fotógrafo profissional é que ele sabe diversos métodos e técnicas para tirar fotos com uma ótima qualidade e criatividade. Atraindo mais consumidores para a marca ou produto divulgado.
Veja a seguir alguns benefícios que sua campanha terá com relação a fotos profissionais:
⦁ A utilização da iluminação natural qualquer outros tipos de luzes artificiais;

⦁ O produto que será divulgado tem a imagem mais nítida e detalhada possível e sem prejuízos para a visão do consumidor;

⦁ A garantia de um ângulo correto, para que o comprador tenha a maior satisfação possível;

⦁ Com os equipamentos e profissionais qualificados, fotos tremidas e borradas estão fora de questão.

⦁ Quando o cliente vê um produto, ele busca também a noção sobre o tamanho do que será comprado. São utilizadas técnicas para passar a escala com mais precisão.

Além de todas características citadas acima, com um fotógrafo profissional, o processo de edição da imagem é feito com maior qualidade, trazendo ainda mais vida e cores à imagem capturada.

A escolha de posição dentre outras coisas, também garantem melhor desempenho e qualidade às fotos, e isso só é possível graças a um fotógrafo profissional.


Tudo sobre moda: Como contratar um fotógrafo profissional?

A melhor forma de contratar um fotógrafo profissional para sua campanha é dar para ele o máximo de informações sobre o conteúdo e desenvolvimento da produção.

Avalie o portfólio do profissional. Converse com ele direitinho e explique exatamente quais são suas expectativas em relação a estrutura da sua campanha. Tal como, público-alvo e tudo o que for pertinente.

Dê todos os detalhes e deixe que o fotógrafo estipule o valor dos seus serviços.

Às vezes “o barato sai caro”, então nem sempre o mais valor mais econômico vai ser vantajoso. Por isso desconfie de um profissional que cobre um valor muito inferior do que outros profissionais da área.

Talvez a qualidade da foto não será igual a de uma foto feita por um fotógrafo em que o investimento é mais alto. Então , já pensou nisso?

Verifique com o fotógrafo dúvidas sobre quantas fotos estão inclusas no pacote. Não se esqueça de garantir que no contrato tenha todas as informações descritas de tudo que foi acertado. Inclusive a forma de pagamento.

Então, gostou de saber porque contratar modelos e fotógrafos profissionais para sua campanha?

Então, Na Agenda do Produtor você encontra os melhores fotógrafos e modelos profissionais. Todos eles para sua campanha, de forma prática e totalmente digital. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Então, se sabe de tudo, faça da sua campanha um total sucesso. Afinal, com a Agenda do Produtor isso é possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *