6 dicas para melhorar as finanças pessoais

Existem vários motivos que fazem as pessoas perderem o sono e as contas a serem pagas estão entre alguns deles. Inclusive muita gente diz que o que mais vence na vida delas são os boletos.

A falta de um planejamento adequado para gerenciar as finanças pessoais gera uma multidão de pessoas endividadas. O fato é que sempre há recursos para evitar o acúmulo de dívidas e o excesso de gastos.

Além disso, a boa gestão da sua vida financeira é benéfica também para a saúde. Quanto menor for a preocupação com as despesas do dia a dia, menores serão as preocupações e os problemas emocionais.

Contudo, é importante salientar que existem métodos práticos capazes de estabelecer um equilíbrio nas finanças pessoais. A adoção desses métodos muitas vezes simples, baseados em disciplina e no cumprimento de metas, pode ser utilizada por qualquer pessoa.

A organização do dia a dia financeiro permite ainda que a pessoa tenha condições de sanar algumas dívidas e, posteriormente, investir até mesmo em um empreendimento próprio.

Dicas importantes para gerenciar as finanças pessoais

Diante da relevância que o planejamento financeiro tem no cotidiano de todos nós, vale mencionar aqui alguns conselhos que vão ajudar você a ter um melhor controle sobre as suas finanças. Veja quais são!

1 – A hora de planejar

Guarde um dia no mês para você estabelecer as suas prioridades financeiras. Crie uma tabela colocando tudo o que for necessário para você criar o seu planejamento. 

Veja quais são as dívidas, as contas mensais, os gastos emergenciais e tudo mais que faz parte da sua vida financeira. Com base nisso, elabore um orçamento mensal baseado no que você ganha e no que é necessário gastar. É importante que sempre sobre um pouco.

Para facilitar esse planejamento, não hesite em utilizar algum aplicativo de gestão financeira. Há várias opções nesse sentido e entre eles vale citar o Organizze, o Money Lover, o Minhas Economias e o Guiabolso.

2 – Estipule quais são as prioridades

Com uma mãozinha do aplicativo da sua preferência fica bem mais fácil para você determinar quais são as prioridades em relação a gastos e investimentos financeiros.

Tenha sempre em mente que as finanças pessoais são como uma balança que deve sempre estar em equilíbrio. Se não há esse equilíbrio, em que as despesas superam os ganhos, não tenha medo de apelar para alguns cortes nos gastos.

Estabeleça o que realmente é importante e tire do caminho aquilo que não pode ser deixado de lado. 

A gente sabe que a etapa para definir o que é prioritário exige disciplina e, para muita gente, exige sacrifícios. Mas como qualquer caminho ele tem “espinhos” que podem ser superados. Além disso, tais cortes não irão durar para sempre. 

Por mais que doa saber que aquelas idas frequentes ao restaurante acabarão por um tempo, ou que a viagem dos sonhos será cancelada, lembre-se que tudo isso pode retornar para a sua lista depois do equilíbrio financeiro ser adquirido.

3 – Saiba ter o seu dinheiro 

Muita gente se preocupa em ganhar dinheiro. Isso é normal, afinal, é fundamental obter condições financeiras para garantir os bens necessários no dia a dia.

No entanto, tão importante quanto ganhar, é saber quanto e quando gastar. Não são raras as histórias de pessoas que durante anos acumularam uma significativa fortuna, mas justamente por causa da ausência de planejamento, perceberam que já não tinha mais nada.

Nesse caso, aproveite que vivemos na era da informação e pesquise livros, sites e tutoriais sérios que abordam noções importantes sobre finanças pessoais.

4 – Tenha objetivos financeiros bem definidos

Com o seu aplicativo em mãos e sabendo o que é prioridade na sua vida financeira, fica mais fácil determinar quais são as metas. Lembre-se que colocar objetivos a serem cumpridos se torna um incentivo a mais para quem quer ter disciplina.

O importante, nesse caso, é colocar no horizonte apenas metas que podem ser alcançadas e com prazos definidos. 

Quer comprar um carro no valor X daqui a dois anos? Sem problemas, eis aí um objetivo que você vai ter que ter um bom equilíbrio financeiro para cumprir.

5 – Fuja do crédito fácil

As compras parceladas são os maiores empecilhos que surgem no caminho de quem quer atingir um determinado financeiro. Portanto, só apele para esse recurso quando o plano B falhar e não há nenhum plano C.

Esse tipo de transação é tentador, pois você não paga de imediato, porém compromete as suas finanças mais adiante. Lembre-se que o crédito é só um adiamento de uma dívida, pois ela estará lá na próxima fatura. 

6 – Se torne um(a) empreendedor(a)

Depois de adquirir disciplina e equilíbrio nas suas finanças, dá até para pensar em abrir um negócio próprio. 

Hoje em dia, diante das facilidades para quem quer criar site ou blog, é possível obter uma boa presença online e fazer crescer ainda mais o seu empreendimento. 

Ter dinheiro é bom, saber usá-lo é melhor ainda

Você viu que obter um equilíbrio nas suas finanças pessoais representa uma melhora inclusive na sua saúde, principalmente na saúde mental. 

Portanto, pegue o Organizze ou outro aplicativo de gestão financeira da sua preferência, siga as dicas acima e mostre que você controla o seu dinheiro, não ele controla você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *