Como ganhar dinheiro com um blog

Como ganhar dinheiro com um blog

É possível ganhar dinheiro com um blog?

O sonho de muitas pessoas é ser um blogueiro de sucesso, possuir um negócio rentável, horários flexíveis, sem sair do conforto de sua casa, fama, entre tantas outras coisas que temos visto acontecer com os bloggers.

Só que para ganhar dinheiro com um blog é necessário muita dedicação, dinamismo, organização, planejamento e engajamento. Antigamente as pessoas entravam nesse negócio como um hobby, hoje em dia não é mais assim.

Mais sim, é possível ganhar dinheiro com um blog. O segredo é saber escolher suas fontes de informação e esquecer as promessas de ganhos sem esforços. Será necessário muito trabalho, além de organização de textos, imagens, tempo e estratégia de marketing.

Formas de ganhar dinheiro com um blog

Existem diversas formas de trazer rentabilidade para o seu blog. Vamos citar algumas e deixar que você escolha o que mais lhe agrada:

– Divulgação de marca

A divulgação de uma marca ou de algum produto específico é a forma mais comum que os blogueiros utilizam para se beneficiarem.

Muitos cobram valores para fazer a propaganda dessa marca, já outros ganham os produtos para divulgá-los.

– Vender produtos digitais

Conhecidos como infoprodutos, os produtos digitais são outra fonte de renda existente neste mercado.

Nesse caso, o blog pode vender produtos próprios ou usar programas de afiliados para divulgar itens de outras pessoas e marcas.

– Conteúdo Premium

Uma aposta mais moderna tem sido a produção de conteúdo Premium, ou seja, são oferecidos materiais atrativos que só são disponíveis para assinantes.

Vale ressaltar que é uma boa estratégia oferecer ao menos parte do conteúdo gratuitamente, para que por curiosidade os usuários queiram assinar.

– Branded Content

Outra opção de renda é por meio do Branded Content, ou seja, conteúdo de qualidade, mas voltado para promover uma marca direta ou indiretamente.

É uma estratégia de marketing que envolve publicidade, informação e entretenimento.

Isso pode ser feito através de posts feitos especialmente para divulgar um produto ou evento. Nesse caso é a própria marca que produz o conteúdo.

Ou o blog faz a produção do conteúdo e a publicação desse material é feita com o apoio ou patrocínio da marca anunciante.

 Marketing pessoal

Como ganhar dinheiro com um blog

Uma outra opção para ganhar dinheiro com blog é utiliza-lo como ferramenta de marketing pessoal. Nesta linha você deverá demonstrar suas qualidades podendo assim receber ofertas de emprego, convites para palestras e pedidos de consultoria.

Tanto pode ser relacionado ao tema escolhido para o seu blog, como também você pode ensinar outras pessoas a terem sucesso com blogs.

O que você vai precisar?

São qualidades fundamentais para um blogueiro de sucesso:

Serenidade, programação e Periodicidade

Um blog de sucesso precisa ter um grande público fiel e isso não acontece de uma hora para outra. O conteúdo deve ser interessante para atrair os leitores, mais não é só isso.

Para ganhar popularidade e sucessivamente ganhar dinheiro com seu blog é necessário tempo, por isso tem que ter paciência e não desistir no primeiro obstáculo, logo o seu conteúdo estará aparecendo nas pesquisas do Google e nas redes sociais.

Mais para isso ocorrer entra outro ponto muito importante, o planejamento, é necessário saber o que deve ser feito e quando deve ser feito.

Um blog não pode ter postagens aleatórias, para fidelizar o público é necessário ter uma rotina, deve ser previsível sua linha editorial.

Originalidade, energia e movimento

Conteúdo original só é confeccionado por pessoas curiosas, para ganhar dinheiro com um blog você precisa pesquisar muito.

É necessário descobrir do que as pessoas gostam, o que está em alta e o que há de novo. O mundo digital é dinâmico, sempre há coisas por conhecer, e os usuários gostam disto.

Conheça o seu público, quem são os seus leitores? O que eles gostariam de ler? Você pode perguntar diretamente. Fazer essa interação com e criar uma relação especial com os mesmos.

Fique de olho nos concorrentes, o que faz tanto sucesso para eles pode servir de inspiração para você.

Faça parceria com outros blogueiros, principalmente se estes já tiverem um certo nível de popularidade na web, isso fará com que os seguidores dele te conheçam e se interessem pelo seu blog.

Como se preparar para começar o seu blog:

Ter um blog e ganhar dinheiro com um blog são duas coisas completamente diferentes. O que separa um do outro é o planejamento inicial, é o preparo anterior.

São tantas tarefas, pequenas ou grandes, que é muito fácil se perder, especialmente para quem não está acostumado com blogs, produção de conteúdo e redes sociais.

Antes mesmo de dar o primeiro passo, é preciso que você se prepare mentalmente para o que deve ou não esperar da jornada que se seguirá.

Já ter em mente que haverá muito trabalho duro e também será necessário muita paciência é fundamental.

Escolhendo um tema

Ao escolher o tema que seu blog vai abordar, é necessário levar em consideração alguns pontos:

Você precisa dominar o assunto ou pelo menos ter um grande interesse, já que passará horas pensando, pesquisando e vivendo este tema.

Para ganhar dinheiro com um blog, ele precisa abordar um tema que tenha um grande público alvo.

Traçando seu modelo de negócio:

Listamos algumas opções do que pode trazer rentabilidade para um blog. Sendo uma delas ou descobrindo uma nova, você precisa desde o início saber com quais modelos você quer trabalhar

Isto interfere a forma como o blog será criado e mantido. Ter bem focado o modelo de negócio desde o início pode servir como fator de motivação importante e dar noção exata de que vale a pena continuar trabalhando no projeto.

Planejando conteúdo web:

Como ganhar dinheiro com um blog

O planejamento de conteúdo é a parte de desenvolvimento que dá um pouco mais de trabalho, aqui entra toda a parte de pesquisa, mais sem o planejamento de conteúdo as ideias não saem da cabeça

 

Pesquise qual o tipo de público alvo, qual linguagem abordar, o que estes usuários acreditam ser extremamente interessante e liste tudo.

Enfim crie seu blog

Jamais crie um blog sem um planejamento, você ficará perdido e nesta hora você tem que estar centrado.

Pois nesta etapa você vai escolher o layout, a plataforma, o domínio e a hospedagem. É a hora das decisões técnicas e operacionais. E sim tudo isso é muito importante, afinal um livro precisa de uma capa bonita, o seu blog também.

Últimas dicas para ganhar dinheiro com um blog

Redes sociais são o grande sucesso da era digital que vivemos, então não deixe de estruturar seu blog nas redes sociais, páginas, grupos, vídeos tudo isso chama atenção para o seu conteúdo e traz mais usuários.

Tenha sempre ferramentas para receber e monitorar opiniões, as dicas de quem está lendo e recebendo o conteúdo são de extrema importância e fazem a diferença.

Também trabalhe com e-mails de newsletters, ajuda a divulgar e trabalha com um público que às vezes não interage tanto com redes sociais

O conteúdo é o mais importante, disso já sabemos, uma boa dica é pesquisar nas páginas de buscas quais assuntos estão sendo mais abordados no momento.

Técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para motores de busca) e marketing digital, são muito bem-vindas, estas têm o objetivo de aprimorar o posicionamento de seu blog nas ferramentas de busca, investir em algum curso na área só trará benefícios para você.

Seja amigo dos seus leitores, ajude-os, retribua o carinho, responda os questionamentos, pessoas atenciosas sempre tem um grande público.

Você pode utilizar brindes, sorteios e promoções para conquistar e até para agradar aqueles que tanto prestigiam seu trabalho.

Seja relevante, autêntico, pioneiro, quando damos início a algo ficamos populares, respeitados, todas as ideias são bem-vindas.

E jamais deixe o seu blog cair na mesmice, mesmo após anos de projeto, você deve sempre buscar mudanças, trazer algo novo. Buscar novas formas de ganhar dinheiro com um blog.

Você pode ganhar dinheiro com um blog e evoluir muito mais em agenda do produtor.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *