A importância do Personal Branding para freelancers

Se você trabalha como freelancer já deve ter ouvido falar muito na importância de ter uma marca pessoal forte e que transmita valor aos clientes. 

No entanto, muitos profissionais não têm consciência disso ou não sabem ao certo como se promover no mercado, seja por desconhecimento ou por não saberem de fato como proceder. 

Essa questão é tão importante que existem estratégias específicas  para que um profissional se destaque no mercado e seja visto com um grande influente ou autoridade. 

Por isso, nest post iremos falar sobre o Personal Brading e sua importância para a carreira dos freelancers e também de outros profissionais que atuam de forma independente. 

Personal Branding | Quando você é sua marca

A Gestão de Marca Pessoal, também conhecida como Personal Brading é um conjunto de estratégias que tem como objetivo impulsionar a imagem profissional de uma pessoa. 

De forma mais genérica, é a gestão da sua reputação e de como o mercado e outros profissionais te enxergam. É a impressão (marca) que você deixa quando interage com as pessoas. 

No entanto, assim como na gestão de marcas para empresas, o Personal Branding não se transforma de um dia para o outro. Todo o processo pode levar meses e até anos. 

Além disso, todo o processo precisa de planejamento, assim como em uma estratégia de negócios. E um desses processos iniciais é a autorreflexão e o autoconhecimento. 

A seguir veremos alguns passos essenciais a toda estratégia de Personal Branding. No entanto, tenha em mente que somente perfis em redes sociais como o Facebook não são suficientes para impulsionar uma marca pessoal. 

Invista em um site ou blog pessoal 

Não tem como falar em marca pessoal, sem citar a importância da presença digital. Por isso, investir em um blog ou em um site é essencial para qualquer freelancer. 

No entanto, ao criar um canal exclusivo, opte sempre pelo registro de domínio único. Ter um nome de domínio transmite mais credibilidade para qualquer profissional. E por falar em credibilidade, ela é um dos pilares essenciais do Personal Branding.  

Tenha canais sociais exclusivos

As mídias sociais são ferramentas excelentes para impulsionar uma marca, seja ela pessoal ou comercial. Uma das melhores alternativas para estratégias de Personal Branding é o Linkedin

Porém, apesar de serem canais interessantes, tenha metas bem definidas ao atuar nas redes sociais. Lembre-se que as interações e conteúdo devem atingir sempre um objetivo maior. 

Mostre a sua verdadeira essência e diferenças 

O Personal Branding diz respeito à marca pessoal, e sendo assim, é preciso evidenciar suas qualidades ao mercado de forma profissional. 

Outro fator importante é mostrar seus valores e diferenciais e assim aproximar aqueles que acreditam nas mesmas ideias que você defende.

Como impulsionar sua marca pessoal? 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da marca pessoal, vamos abordar formas de impulsionar a sua imagem e se destacar no mercado como um profissional influente. 

Como você gostaria de ser visto?

Aqui entra de novo a questão do autoconhecimento. Qual é o tipo de profissional que você gostaria de se tornar? Um especialista, um consultor ou um influenciador? 

Além disso, qual “rótulo” você gostaria de ganhar? Uma pessoa bem informada? Uma pessoa que ajuda as outras? Alguém que outros profissionais se identificam ou se espelham? Tudo isso deve ser pensado para então se definir uma estratégia. 

Evidencie seus pontos fortes e trabalhe os pontos fracos

Uma marca, seja ela pessoal ou comercial, não sobrevive sem Marketing. E por falar nisso, para impulsionar sua imagem como profissional vale a pena fazer uma análise SWOT pessoal. 

Analise com maior precisão quais são os seus pontes fortes, os pontos fracos, as ameaças e oportunidades que você pode perceber como freelancer. 

Alinhe o seu dress code

A roupa constitui parte da sua marca pessoal, e por isso, pensar no seu guarda-roupa faz parte do Personal Branding. 

Por isso, pesquise as tendências, códigos de vestimenta de outros profissionais e tente alinhá-los ao seu estilo pessoal. Pode não parecer importante, mas a roupa é um belo cartão de visitas. 

Faça benchmarking

Assim como a roupa, se basear nas melhores práticas de outros profissionais também é uma boa estratégia para a gestão de marca pessoal. 

Por isso, pesquise como os profissionais que você segue ou admira fazem para se posicionar no mercado, como se vestem e como eles conduzem suas carreiras. 

Seja coerente e consistente na sua comunicação

A comunicação é parte do sucesso de qualquer freelancer de qualquer área. Por isso, é importante ser coerente na sua forma e conteúdo. 

A consistência também é outro fator importante para impulsionar a sua marca pessoal. Ou seja, mantenha sempre os mesmos formatos, argumentos e formas de se comunicar com a sua rede de contatos. 

Conclusão 

O Personal Branding é uma atividade essencial para quem deseja se destacar no mercado e ser reconhecido como um profissional de valor. 

Por fim, como toda estratégia, é preciso se planejar e promover ações condizentes com os propósitos do seu objetivo maior. Lembre-se que a gestão de marca pessoal também tem muito a ver com os seus objetivos e crenças pessoais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *