Como seguir carreira de fotógrafo

Como seguir carreira de fotógrafo:

Você quer saber como seguir carreira de fotógrafo em Portugal? Então veja no post de hoje as dicas que temos para você. Surpreenda-se de como pode ser fácil se tornar imediatamente um profissional da área: 

Conheça a profissão:

Se quer saber como seguir carreira de fotógrafo, então, deve começar conhecendo a profissão.

A Fotografia também é uma arte que deve ser vivida e admirada. 

Na carreira de fotógrafo é possível trabalhar em várias áreas diversificadas. É possível se acoplar a um grande leque de funções… 

É principalmente importante que entenda que não basta saber dar um clique em uma câmera fotográfica. Para ser considerado um especialista nessa área é preciso de muito mais. 

Que tal saber o que é preciso ser se quer saber como seguir carreira de fotógrafo em Portugal:

1 – Qualidade é o principal requisito:

É importante que você saiba que a qualidade é o principal requisito na carreira de fotógrafo, e também, um dos principais pilares que fará com que você se  desenvolva na profissão.

Quando um cliente recebe um trabalho de qualidade, além de sentir satisfeito pelo trabalho cobrado, ele também estará muito mais propenso a te contratar de novo caso seja preciso.

Além disso, ele saberá valorizar o seu trabalho, e caso em um futuro trabalho você cobre um valor um pouco mais alto, ele saberá reconhecer que vale a pena, e estará disposto a pagar essa quantia.

Não há nada que pode ser mais benéfico para um profissional do que ele entregar um trabalho de qualidade. Afinal, os resultados comprovam isso.

Você também deve levar em consideração que se fizer um trabalho de qualidade pode acabar recebendo indicações. Já pensou se pudesse aumentar seu fluxo de cliente sem ter que correr tanto assim atrás de clientes?

Um trabalho quando é bem feito traz retorno imediato e pode mudar sua carreira. Quer saber como seguir carreira de fotógrafo em Portugal?

Então faça um bom trabalho. Ou pelo menos esse é o início.

2 – A quantidade não é o mais importante:

É normal que quando se está ingressando em uma nova carreira se sinta eufórico, querendo pegar vários trabalhos de uma vez, e gastar todo o seu tempo fazendo aquela atividade.

Mas a quantidade de trabalhos não é o que irá garantir que sua carreira de fotógrafo realmente seja de sucesso.

Pegar um grande fluxo de trabalho nos primeiros dias ou meses realmente pode ser bom inicialmente, afinal, você até pode conseguir uma boa renda inicialmente.

Mas com uma agenda totalmente lotada é difícil se focar e dar a devida atenção ao seu cliente. Não é mesmo? Principalmente se só estiver focado em ganhar dinheiro, e não em compensar seus clientes por isto.

Não estamos falando que não deve ter uma agenda lotada ou muitos clientes. Mas estamos falando que não deve colocar a quantidade do seu trabalho à frente da qualidade que proporciona. 

Não importa se não está lucrando um alto valor, um trabalho ainda é um trabalho. Você deve sempre agir como um profissional, independente se ganha muito ou pouco para determinado serviço que foi contratado.

Um profissional é aquele que sabe trabalhar e mostrar a qualidade de seus serviços, sem medir valores.

3 – Não seja ganancioso:

Pelo menos quando está começando na carreira é importante que não seja ganancioso. Não comece colocando valores absurdos de primeira mão. Isso, principalmente se não tiver uma alta clientela ou experiência na área.

Muitos clientes, a maioria deles, não estão dispostos a pagar uma grande quantidade para pessoas que não tem seu nome, seu currículo, desenvolvido na  profissão de fotógrafo.

Então, uma das dicas mais importantes de como seguir carreira de fotógrafo em Portugal é: Seja centrado em relação ao valor que irá cobrar de seus clientes em relação ao seu trabalho.

Não seja muito ganancioso, mas também não faça de graça. Ser justo também te ajudará a evoluir nessa carreira. Não se esqueça disso! 

4 – Saiba reconhecer um bom cliente:

Lembre-se ainda que aquele que paga menos pode te render muito mais lucro do que aquele que te oferece um alto valor inicialmente, em um único trabalho.

Muitos clientes mesmo que paguem menos, podem te dar mas retorno, afinal, se ele sempre está solicitando os serviços, então você está lucrando. Mas suponhamos que um cliente te pague um pouco mais, mas te procure uma vez por mês, por enquanto.

É melhor ter um cliente fixo do que ter que um cliente irregular que aparece uma vez ou outra.

Talvez o cliente que te paga menos, em torno da metade do que paga o outro cliente, mas se ele retornar com altos projetos todas as semanas. Então você está saindo na vantagem. Não é mesmo?

5 – Desenvolva um portfólio:

Como seguir carreira de fotógrafo

Sem um portfólio é muito difícil que alguém te contrate, afinal, sem conhecer quem você é, quem é que terá confiança em seu trabalho?

É importante que desenvolva um portfólio, não precisa trabalhar de graça para conseguir imagens para apresentar aos seus clientes. Não é isso!

Mas como fotógrafo é sempre possível desenvolver o seu portfólio. A questão é mostrar o seu talento em tirar fotos, pensando nisso, utilize alguns objetos a seu favor, paisagens que te agradam, e também, as pessoas próximas a você para te ajudar. 

Mostrar a sua habilidade como fotógrafo com certeza não será nenhuma dificuldade. 

Você pode colocar essas imagens em um álbum fotográfico profissional, em redes sociais, e também em plataformas de contratação, por exemplo. 

Com um portfólio é possível passar credibilidade e conseguir um fluxo ainda maior de clientes.

Comece mostrando aos seus clientes o tanto que você é um bom profissional e que sabe como seguir carreira de fotógrafo em Portugal.

6 – Não pare de estudar: 

É importante que um profissional sempre se mantenha em foco, que sempre permaneça estudando. Hoje os que mais têm conhecimento também são os que “dominam o mundo”.

É importante que esteja em uma contínua  busca por conhecimento, principalmente se você está pensando em concorrer no mercado atual.

Todo o conhecimento é válido, leia livros, faça pesquisas, junte-se a pessoas que têm conhecimento na área.

Quanto mais conhecimento adquirir maiores serão as suas chances de desenvolver. Isso realmente é importante!

7 – Não tenha vergonha:

É normal ser um pouco receoso em relação a se propagar na profissão. Mas é de extrema importância que o faça.

Inicialmente irá parecer difícil divulgar o seu trabalho, mas não tenha vergonha, afinal, agora você é um profissional e todos devem ter conhecimento de seu talento.

Aproveite a internet. Aproveite as mídias sociais e se desenvolva desde agora!

Não perca seu tempo, se quer ganhar espaço no mercado, então, deve começar por agora.

8 – Saiba entrar no mercado de trabalho:

Entrar no mercado de trabalho por muitas vezes parece algo muito difícil e até impossível de conseguir. Afinal, começar uma carreira do zero e ter clientes é para muitos um grande sonho.

Mas dentre as coisas impossíveis do mundo com certeza descobrir como seguir carreira de fotógrafo em Portugal não é uma delas. 

Podemos te ajudar a te mostrar por onde você pode começar se não sabe como seguir carreira de fotógrafo em Portugal: Entre em uma plataforma online.

Atualmente você pode se conectar com possíveis clientes de sua região através da internet. O que melhor do que começar a ter seus clientes?

Você entra no site oficial da Agenda do Produtor, por exemplo, e a partir daí já pode preencher alguns formulários de clientes que precisam de fotógrafos, mas que não sabem aonde ir.

Entre na Agenda do Produtor e tenha um futuro promissor como fotógrafo. Comece agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *