Como economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal

Como economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal

É possível economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal?

Está em dúvida se realmente é possível economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal? A verdade é que atualmente, mesmo que muitas pessoas não saibam, existem sim métodos que podem ser fundamentais e que podem te ajudar a economizar muito dinheiro.

De fato existem dificuldades na contratação dos serviços de um profissional, mas a questão é saber contorná-las. Ou melhor, saber ir pelo caminho mais fácil. Sendo com isso que queremos te ajudar. 

Descubra no post de hoje como pode contratar um profissional de maneira fácil, rápida, e que principalmente, não te gere muitos custos.

Economizar também é uma arte! Veja as dicas que preparamos para você que quer saber como economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal:

Entenda que nem sempre a sua necessidade é a mesma do profissional:

Hoje estamos aqui para te mostrar dicas que farão com que você reduza os custos de contratar um fotógrafo. Mas é importante que entenda que nem sempre as suas necessidades serão as mesmas da outra pessoa em questão.

Um fotógrafo, por exemplo, tem que garantir seu sustento, pagar suas contas… Ou seja, é natural que precise do dinheiro para uso. 

Portanto, quanto mais ele ganhar melhor será para ele. Certo?

Então, caso realmente queira saber como economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal, então esteja atento a essa dica: Não tente forçá-lo a diminuir o valor.

Usando as técnicas que mostraremos em todo o artigo de hoje é possível que consiga realmente diminuir esse valor. Mas brigar com o fotógrafo não irá ajudar.

Para convencer um profissional a fazer um valor mais baixo do que ele está solicitando é realmente preciso de muita cautela. Caso contrário, não apenas acabará se estressando como também acabará com qualquer chance de uma possível negociação.

Não brigue, e principalmente, não desfaça do trabalho. Não diga coisas como: “Está muito caro”, “Não vale”. 

Falar essas frases acabará te prejudicando uma vez que queira saber como economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal. Que tal dizer algo como:

“‘Não cabe dentro do meu orçamento”. “Podemos negociar?”. 

Mostre que está disposto a chegar a um valor que compense para ambos. E principalmente, que sabe que o trabalho do profissional compensa pagar, mas que para você fica mais difícil.

 Não seja de maneira alguma agressivo em suas palavras. Certo? Essa é a primeira dica para te ajudar a economizar, não apenas na hora de contratar um fotógrafo, mas em qualquer situação em que queira reduzir os custos.

Entenda que o fotógrafo é necessário:

Um dos primeiros passos que irá te ajudar a como economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal é entender a importância desse profissional em um contexto geral.

É muito importante que  sempre que vá contratar alguém você tenha a total noção de porque você precisa contratar aquele profissional. Entender as necessidades, entender aquela função, e principalmente, entender porque precisa pagar por ela. Você deve saber porque isso é necessário.

O fotógrafo é aquele profissional que não apenas entende de fotografia, como também sabe tirar uma fotografia com perfeição. Não pense que eles apenas apontam a câmera e clicam no “play”. Por que claramente isso não acontece.

Para uma bela foto é necessário ter um conhecimento geral de ângulo, sombra e luz, enquadramento, cor…. Entre uma outra série de requisitos. 

Então, você deve estar ciente que não é uma atividade fácil de fazer. Não é algo que você aprende de uma hora para outra.  E que ao fim do dia já pode trabalhar naquela área.

Não é algo que você simplesmente pode fazer do nada e acabar atingindo um nível extremo de superioridade. Não é assim que acontece.

Por isso, um fotógrafo acaba se tornando um profissional tão importante para quem quer atingir a perfeição em uma imagem. Para quem quer gravar aquele momento da melhor maneira possível.

Se não entender a importância de contratar esse profissional, então nunca se sentirá satisfeito, ou conseguirá descobrir com economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal.

Afinal, não importa o quanto esteja barato, se você não valoriza o trabalho desse profissional, você ainda estará desconfortável em pagar o “menor valor”.

Será que eu mesmo não posso tirar as imagens?

Você deve estar se perguntando se você mesmo não pode tirar essas imagens, ou se ainda, não pode pedir para algum conhecido fazer. A verdade é que nada te impede, mas tem a questão da qualidade da imagem, que convenhamos, jamais irá se comparar com a qualidade da imagem tirada por um fotógrafo profissional.

É importante que você entenda que não é uma obrigação contratar um fotógrafo. Portanto, trata-se da maneira mais eficiente se você quer ter imagens realmente boas.

Mas e se minha câmera for boa?

Muitas pessoas optam por ao invés de contratar um fotógrafo profissional utilizar as câmeras do próprio celular.

Mas sejamos realistas, a câmera até pode ser boa, mas será que realmente vai superar a resolução de uma câmera profissional?

Não é só isso, mesmo que a resolução da sua câmera não seja muito ruim, se a pessoa que está tirando as fotografias não têm o mesmo conhecimento de um profissional, pode acabar não ajudando muito. A imagem pode não sair como o esperado.

Veja no próximo tópico o quão importante é ter conhecimento profissional ao tirar uma imagem. Que tal conhecer alguns erros que todos cometem?

Erros que amadores podem cometer ao tirar fotografias:

Como economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal

Segue uma pequena lista com erros  que amadores podem cometer ao tirar fotografias, erros que até você pode ter cometido. Veja:

1 – Imagens em foco:

Com certeza você já deve ter tirado várias imagens, sendo muito normal que ocorra a falta de foco em algumas. O que por certo pode prejudicar totalmente a imagem.

Uma imagem sem foco é quase como um borrão, onde você não pode enxergar totalmente os detalhes. A imperfeição acontece na hora!

2 – Uma fotografia torta:

Você já tirou aquela imagem sem qualquer enquadramento? Aquela imagem que fica totalmente torta e que parece não ter nada a ver? 

Pois bem, quase todo mundo já fez isso, se não foi todo mundo. Na verdade este é um grande risco que você pode tomar uma vez que não contrate um profissional.

Se os problemas em contratar um fotógrafo profissional são em relação ao valor, então, não precisa se preocupar, afinal, estamos te mostrando como economizar a contratar um fotógrafo em Portugal. Não é mesmo?

3 – Uma fotografia que não valoriza o corpo:

Uma coisa é certa, não importa o quão bela seja uma pessoa, uma fotografia mal tirada pode acabar desvalorizando-a completamente.

Um exemplo disso é uma imagem tirada de baixo para cima, que pode aumentar a papada. Aumentar a barriga, em alguns casos até mesmo diminuir a estatura.

Uma imagem tirada de cima para baixo, por exemplo, já pode deixar a pessoa com uma testa grande, com ombros largos e uma estatura menor ainda.

Uma fotografia mal tirada podem desvalorizar o corpo. 

Ao tirar uma fotografia é necessário encontrar o equilíbrio, somente assim valerá a pena tirá-la.

Que não aparece corretamente a imagem porque tem excesso de luz ou de sombra.

4 – Olhos vermelhos:

Hoje em dia quem é que não tem uma imagem com olhos vermelhos?

É verdade que a maioria das fotografias já tiveram esse aspecto. As imagens ficam dessa maneira por que são tiradas de maneira incorreta ou ainda de um material incorreto.

Aqueles olhos avermelhados que quase sempre estão estragando as imagens não podem estar em seu álbum, não é mesmo? Para evitar isso contrate um profissional da área.

Evite um erro que aparece em grande porcentagem das imagens.

A verdade é que existem muitos desses erros, e ainda, mais alguns problemas. Tudo isso é possível se não estiver disposto a contratar profissionais.

Então agora entende a importância de contratar um fotógrafo em Portugal para o serviço? Entende por que não pode fazer esse serviço por conta própria? Entende porque é importante pagar para não ter esse tipo de inconveniente?

Um fotógrafo sabe muito mais do que você pensa e pode realizar um trabalho de qualidade.

Defina o estilo da fotografia:

Como economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal

Um passo importante que pode te ajudar a como economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal é definir um estilo de fotografia que você deseja.

Não há problema algum se não pré defini-lo, mas é algo que realmente pode te ajudar, não apenas a economizar, como também a encontrar um profissional que se encaixe melhor dentro do perfil que você está procurando.

Provavelmente você já sabe que nem todos os fotógrafos trabalham com o mesmo estilo. Certo?

Já percebeu que algumas imagens seguem padrões muito diferente das outras? Isso acontece pela diferença que existe entre os estilo de  fotógrafo. 

O que é algo bom, já que te permite escolher um fotógrafo que seja de acordo com seus gostos.

Existem vários estilos de fotografias que você pode escolher. Se estiver em dúvida a respeito, não é necessário se preocupar, nesse caso, converse com um fotógrafo profissional de Portugal.

Apresentaremos alguns estilos para te ajudar nessa atividade:

  • Clássico.
  • Criativo.
  • Básico.

Mas tudo pode depender do propósito das fotografias. Que tal alguns exemplos?

  • Fotografias de moda.
  • Fotografias publicitárias.
  • Fotografias para jornalismo.
  • Macrofotografia.
  • Fotografia de Paisagem
  • Fotografia para eventos comemorativos (festas de  anos, casamentos…).
  • Fotografia de imagem pessoal.
  • Microfotografia.
  • Fotografia de Culinária.
  • Fotografia Esportiva.
  • Fotografia Infantil.
  • Fotografia Arquitetônica.
  • Fotografia Artística.

Esses foram apenas alguns exemplos, mas é possível encontrar fotógrafos que trabalham com outros estilos para outras funções. E caso, as fotografias que esteja precisando não estejam citadas no exemplo anterior, não há com o que se preocupar. Basta seguir instruções de um profissional.

Saiba quanto você pode gastar:

Uma dica importante se quer saber como economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal é saber quanto você pode gastar, afinal, qual é o seu orçamento? Esse é um dos principais requisitos para encontrar um fotógrafo que você possa pagar com tranquilidade. 

 Qual o seu limite? Até quanto você pode gastar com um fotógrafo? Qual o valor que não pesaria para você?

Se você não tem ideia do seu orçamento, então, fica muito difícil contratar um profissional, afinal, pode acabar contratando um serviço que não se encaixe com o quanto em dinheiro tem.

Ter noção do seu orçamento te ajudará a ter uma melhor consciência do “barato’ e do “caro” dentro de seu limite. O barato e o caro para você e não para as demais pessoas.

Se nesse momento ainda não sabe o quanto é o seu orçamento, então está na hora de começar a averiguar.

Se é para um evento, por exemplo, então, deve ter em mente com o que gastará em um total.

Se por exemplo, para todo o evento você tem em média 15 mil reais. Deve estar ciente o que é necessário colocar na ponta da caneta. Todos os detalhes são de extrema importância.

Gastará com alimentação? Gastará com locação de ambiente? Irá alugar as cadeiras? Irá contratar ajudantes?

Somente ao ver as suas necessidades é que você poderá  fazer uma divisão de orçamento referente a cada área.

Demos o exemplo de um evento, portanto, essa divisão de orçamento vale para qualquer momento em que precisar de um profissional qualificado e não sabe quanto tem em dinheiro para contratá-lo.

Além do mais, se você só tem custos com o fotógrafo, então, fica ainda melhor para você encaixar seu orçamento com o preço de um fotógrafo profissional.

Saber quanto gastar pode lhe ajudar muito. Afinal, é possível tentar uma negociação caso o valor esteja mais alto do que você pode gastar.  Falaremos mais sobre isso no próximo tópico. Que tal?

Tente uma negociação:

Você já ouviu falar da arte da negociação?

Um bom negociador praticamente consegue o que quiser.  Ele dá o que o parceiro está procurando, mas ainda consegue sair na vantagem.

A arte da negociação é um jogo de trocas que faz pessoas de sucesso terem ainda mais sucesso.

 Quando se sabe negociar, em qualquer assunto que seja, se torna praticamente impossível sair no prejuízo.

Afinal, o sentido da negociação é fazer o possível para sair no lucro. A negociação normalmente permite que haja uma combinação de interesses.

E lembre-se, assim como você quer um profissional, ele quer um cliente.

Então, tente negociar caso o valor que ele tenha requerido seja muito mais alto do que você pode pagar.

Mas como falamos anteriormente, é importante fazer o possível para não ser rude, para não desvalorizar o profissional, Afinal, você precisa desses serviços, e pode acabar não encontrando alguém que seja tão bom, uma vez que o recuse.

Tente negociar para ir reduzindo os valores até estar dentro do seu orçamento. Caso não consiga, tente negociar com outro profissional.

Faça dessa maneira se quer conseguir um valor muito mais em conta. Seja educado e um bom negociador e não terá problemas algum.

Mas lembre-se ainda que é importante não ter medo de negociar. Não tenha receio, caso contrário, se tornará realmente muito difícil economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal.

Não deixe para organizar em cima da hora:

Economizar tempo

Lembre-se que os profissionais também tem uma agenda a seguir. Claro que você não irá saber a agenda completa dos profissionais, não é isso. Portanto, deve estar ciente que esses profissionais têm uma agenda a zelar.

Então, você não deve e nem pode perder seu tempo ou fazê-los perder tempo.

A questão é que muitas pessoas cometem o grave erro de procurar profissionais em cima da hora. Esse fato, ocorre com a grande maioria das pessoas, essas, que não sabem como economizar ao contratar fotógrafos em Portugal.

É fundamental que você procure por esses profissionais o quanto antes. Não deixe para fazer a contratação em cima da hora. Pois, isso pode lhe ser prejudicial.

Digamos que já tenha averiguado em vários perfis dessa plataforma, então, por um acaso acaba encontrando alguém que se encaixe dentro de seu projeto, que realmente seja bom fotografando. Mas só entra em contato com ele quando o prazo está se findando… Infelizmente você descobre que a agenda deste profissional está muito cheia e não será possível contá-lo. 

Você havia pensado que deixar as coisas para última hora poderia fazer com que não encontrasse um fotógrafo disponível? Isso parece absurdo, mas pode acontecer!

Tente contatar o profissional o quanto antes. De preferência para descobrir como economizar ao contratar fotógrafos em Portugal, indicamos uma comunicação de um a dois meses de distância, não menos.

Lembre-se que nem sempre eles estarão livres, ligando com 2 meses de antecedência as suas chances de encontrar um dia livre são muito maiores.

Mas não se preocupe, caso o seu prazo seja bem um pouco mas curto que isso, você não deve perder as esperanças. Principalmente com a Agenda do Produtor você pode acelerar esse processo.

Escolha uma data:

Seja uma sessão fotográfica, um evento, ou qualquer coisa do tipo, é de extrema importância que você escolha a data.

Como viu anteriormente, é importante ter em mente o tempo quando for contratar um profissional. E esse tempo está relativo a data deste compromisso.

Escolher a data irá te ajudar a acelerar o processo e você não terá mais com o que se preocupar. Isso não seria ótimo?

Escolher uma data e estar atento ao tempo também pode ser uma maneira de como economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal.

Principalmente por que alguns fotógrafos tendem a cobrar mais caso se o prazo seja muito curto. Esteja atento a isso para sair na vantagem.

Converse com vários profissionais para encontrar o melhor:

 economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal

É importante que você converse com vários profissionais para encontrar o melhor fotógrafo, aquele que principalmente te ofereça o melhor custo benefício.

O que acontece com muitas pessoas que estão procurando contratar fotógrafos é não ter opção de escolha. Ou seja, não encontrar vários profissionais para tentar uma negociação.

Como não encontram outros profissionais, acabam não tendo escolha, eles tem que pagar o que o profissional está pedindo, mesmo que não compense para eles, e que o valor saia muito mais alto que as expectativas.

Como pode perceber, neste caso, acaba sendo muito difícil seguir o tema “Como economizar ao contratar um fotógrafo em Portugal”.

E não ter escolha é algo que pode ser um tanto prejudicial. Por isso, é importante que tenha a opção de escolher dentre os profissionais. Somente assim encontrará aquele que melhor se identifica com as suas necessidades, e principalmente, com o seu orçamento.

Caso ainda não esteja ciente de um local onde posso encontrar vários fotógrafos de uma só vez, então nós apresentaremos à você a Agenda do Produtor. 

Veja no próximo tópico mais a respeito. Descubra como podemos te ajudar a tornar essa economia possível.

Agenda do Produtor:

A Agenda do Produtor trata-se de uma agência online. Um método revolucionário que permite com que você se conecte com vários profissionais da área, nesse caso, fotógrafos.

Trata-se de uma agência virtual, que te conecta com os melhores profissionais de Portugal. Na Agenda do Produtor você será colocado diante de uma grande quantidade de profissionais, que além de qualificações, estão dispostos a trabalhar com você.

  Com a Agenda do Produtor é possível entrar em contato com fotógrafos, conhecer seus portfólios, ou seja, ver os seus devidos trabalhos.

Ao ver o portfólio deste profissional você poderá ver se está dentro dos padrões requeridos por você. O que já te ajudará a escolher o profissional adequado.

Será possível conversar com eles, negociar, e principalmente escolher.

A Agenda do Produtor abre portas para encontrar a pessoa perfeita para tirar as suas fotografias.

Não é hora de perder tempo e a agenda do Produtor te ajuda a acelerar os processos.

Para que você veja, em alguns poucos minutos você já pode, sem dificuldades alguma, encontrar e contratar o profissional já que agora sabe como economizar ao contratar fotógrafos em Portugal.

O procedimento é fácil e rápido e você pode saber mais sobre ele ao entrar aqui, no site oficial da agenda do Produtor.

Boa sorte em seu contratação super econômica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *