Tudo sobre a contratação de modelos

Tudo sobre contratação de modelos: Como escolher, contratar e lidar com modelos em seus projetos?

Quer saber mais sobre a contratação de modelos? Então, Veio ao lugar certo!

Profissionais que necessitam de modelos em seus projetos já estão acostumados com a importância dos passos de escolher, contratar e lidar com modelos para suas campanhas ou eventos. Afinal são eles que irão representar a persona que o cliente escolher para vender seus produtos ou marca.

Essa técnica de personificação da modelo é essencial para a venda de produtos, serviços ou marcas. Pois o público-alvo pré estabelecido pelo profissional de marketing será persuadido através da performance da modelo. 

Desenvolvendo um relacionamento de confiança entre produto e cliente, será criado um grande desejo de consumo através da identificação pessoal e uma empatia imediata. Imagineesrofiisinaquela imensa vontade do público-alvo se parecer com aquela modelo da campanha se arraigando.

Vemos a comprovação através do mundo virtual e físico de que todas as grandes marcas de sucesso utilizam modelos como representantes de seu conteúdo, e isso traz grandes resultados, gerando muitas vendas e um retorno eficiente.

E o porquê disso?

Simples, como dito anteriormente, a pessoa acaba se identificando com a modelo criando empatia e isso gera a aproximação maior do produto ou serviço que está sendo divulgado.

Dificilmente em campanhas com uma divulgação efetuada com apenas palavras ou imagens sem uma personagem desenvolvida com aquele propósito irão estimular seus possíveis clientes em ter a ação que você deseja. O que significa que não haverá conversão em vendas ou alavancamento do seu projeto.

Então, dizendo de forma resumida, escolher, contratar e lidar com uma modelo é uma das ações primordiais para ter sucesso e retorno em seus investimentos aplicados em seu querido projeto!

Mas então, como escolher a melhor modelo para sua campanha? Quais requisitos devem ter como base para contratar uma modelo? E Como lidar com uma modelo em meio a um projeto?

 Mantenha a calma, separamos algumas dicas infalíveis que vão te ajudar e muito nesta tarefa. Veja:

Tudo sobre contratação de modelos: Como escolher modelos…

Pesquisar sobre seu público-alvo para seu projeto ou campanha, é muito relevante  e até crucial ao escolher e contratar uma modelo. 

Como dizem, há muitos meios para um fim, existem várias formas de alcançar o mesmo objetivo. Mas não importando qual método a ser utilizado, escolha a modelo de acordo com o objetivo final do seu projeto. 

Veja bem, por exemplo, para alguns tipos de público, o melhor a se fazer é optar por campanhas que representam o cotidiano das pessoas. Ou seja, se aproximando do que elas já são, cultivando a familiaridade. 

Já para outros tipos de campanha, é preciso optar por modelos que possuam as características que as pessoas desejam ter. Geralmente figuras que obtêm dinheiro, beleza e saúde por exemplo. 

Como em uma divulgação de academia utilizaria um modelo em boa forma e beleza acima da média. Isso, com a intenção de fazer as pessoas quererem ser aquele tipo de pessoa fitness.

Tudo sobre a contratação de modelos – teste com a modelo:

Não se esqueça em fazer um teste pessoal com a modelo antes da contratação. Assim, você será capaz de verificar qual é a aparência real de cada uma das modelos. Além de ver se realmente se encaixam no perfil do tipo de clientes que você deseja converter.

Além disso, é preciso verificar as habilidades do modelo na situação onde ele precisará atuar. Principalmente em campanhas gravadas em vídeo. Nestes casos, além da imagem do modelo, é preciso levar em consideração a capacidade de atuação, voz, dicção e muito mais.

Afinal, são fatores importantes sobre a contratação de modelos.

Contratar uma modelo em uma agência também significa um serviço mais completo. Principalmente, por causa de sua variedade de modelos e manequins na hora de fazer uma campanha.

Tendo em mente tudo o que é preciso para realizar seu projeto, são necessárias modelos dentro daquele padrão pré estabelecido. E o mesmo vale para se o tipo de campanha envolver um desfile, pois exige uma modelo de passarela. E a Agenda do Produtor atende essas necessidades, contando com uma boa variedade de modelos.

Então, para não correr o risco de comprometer o resultado final do seu projeto, opte em contratar modelos experientes.

Afinal, eles poderão acompanhar o desenvolvimento e a direção do projeto com mais agilidade. O que gera mais eficiência e qualidade no resultado final.

Tudo sobre contratação de modelos: Porque escolher uma modelo dentro de uma agência?


Tudo sobre a contratação de modelos

Primeiramente, uma agência tem como objetivo capacitar uma modelo para ela estar apta a lidar profissionalmente com as exigências de clientes.

Além de fazer da modelo uma especialista na área futuramente, ajudando em desenvolver certas técnicas e habilidades próprias através de um treinamento intensivo.

 Já uma modelo que não tem uma agência, provavelmente ela não será tão esforçada e com a dedicação inferior da que está em uma agência.

Afinal, a modelo que não tem parceria com um agência não terá exatamente um estilo de vida com a ambição de ser profissional ou especialista no ramo um dia, então ela não dará tudo de si.

Uma modelo profissional passa por treinamentos que envolvem desde oficinas e workshops até cursos. Esses, que são focados em melhorar a desenvoltura diante das câmeras, postura durante desfiles e ensaios, etiqueta social, oratória etc.

Fora o desenvolvimento de habilidades e o aprendizado de técnicas que ajudam a modelo a se tornar uma especialista no assunto. Ela também tem uma equipe disposta a prepará-la para construir uma carreira firme. 

Outro motivo é que a modelo de uma agência já conta com clientes e parceiros com um grande número de projetos executados. O que significa que essa experiência em outros projetos conta muito ao desenvolver seu projeto também.

Tudo sobre contratação de modelos: Conheça os tipos de modelos…

Você conhece os diferentes tipos de modelos e qual a função de cada tipo? Muitos pensam que a profissão modelo é apenas aquelas pessoas que desfilam em passarelas, mas estão absurdamente enganadas. Na área de modelagem existem diversas opções de categorias de profissionais que você pode encaixar em seu projeto.

O mercado da modelagem é muito mais amplo do que pode-se imaginar e é por isso que separei as principais categorias que a profissão modelo pode oferecer. Veja:

Modelo Fashion:

É uma das categorias mais tradicionais da atuação como modelo. Todas as modelos precisam ser altas, novas e magras, principalmente. Porém, existem algumas exceções, de acordo com o trabalho que será solicitado.

Modelo de Passarela:

Ela utiliza seu corpo para exibir peças criadas por estilistas e grifes. Essas modelos costumam ser contratadas para desfiles, sendo de alta costura ou não. Onde desfilam cmo peças para compradores e os próprios estilistas que criaram a peça.

Modelo Glamour:

São modelos contratadas principalmente para representar uma marca, produto ou serviço. Elas não possuem pré-requisitos físicos, mas como participam de grandes eventos, necessitam ser carismáticas, extrovertidas e com atitude. Além de terem a habilidade de adaptação em cada tipo de ambiente.

Modelo Comercial: A maioria das agências trabalha nesta categoria. A modelo comercial tem uma grande diversidade no seu trabalho. Fazem serviços como: catálogo, campanhas, propagandas de televisão, revistas, etc. Não existem muitos pré-requisitos, como altura e peso ideal.

Modelo por partes do corpo:

São modelos que fazem fotos de partes específicas do corpo. Por exemplo: Pés para divulgação de sapatos, mãos para divulgar esmaltes ou jóias, pernas para promover uma marca de meias, etc. O único requisito é cuidar bem dos membros que serão fotografados para divulgar os produtos.

Modelo Impresso:

Esse tipo de modelo faz todos os tipos de propaganda impressa, desde propagandas em revistas até produtos e outdoors. Entre outros serviços como: revistas, calendários, pôsteres, campanhas, panfletos, etc. O requisito nesta área é ter um rosto, sorriso e corpo atraentes, já que o objetivo das marcas é atrair e representar seus próprios consumidores.

Modelo Fitness:

São modelos com um corpo treinado e com músculos, geralmente contratados para ser o “rosto” de um produto fitness. Ou ainda, representar academias e outros serviços e produtos relacionados à saúde. A altura não importa, mas quanto mais saudável o corpo, melhor.

Modelo plus size:

Cada dia mais as modelos de tamanho grande estão sendo usadas para promover seus produtos em uma ​​tentativa de atingir um público maior. A maior exigência sem dúvida é o padrão de manequins em média do 46 ao 52. É necessário ter uma pele, sorriso e cabelo atraentes e uma saúde em dia. 

Modelo mirim:

O mercado teen e kids (De 0 a 15 anos) têm requisitos como a presença dos responsáveis necessária para ajudar a desenvolver suas habilidades. Entre essas, boa aparência, fotogenia e falta de timidez da criança ou adolescente. Geralmente são utilizados em catálogos voltados para roupas infantis e teen.

Tudo sobre contratação de modelos: Como contratar modelos…

Tudo sobre a contratação de modelos

Contratar modelos pode não parecer ser uma tarefa muito simples, não é? Não se preocupe! A seguir irei te mostrar algumas dicas que irá te ajudar a saber como contratar os melhores modelos para seu projeto.

Primeiramente, é necessário especificar tudo o que será pedido para os modelos em um contrato escrito. Mas não se preocupe, quando a contratação é feita através de uma agência de modelo, como a Agenda do Produtor, ela já possui um contrato padrão para facilitar. 

Contrate modelos profissionais para ter certeza em conseguir bons resultados, pois serão contratadas pessoas que já atuam no ramo. Essas modelos já sabem como se comunicar com os clientes, sabem como manter a postura e a maneira correta de agir. Além disso, elas costumam ser pontuais. 

Uma modelo geralmente se preocupa bastante em manter um bom nome como profissional no mercado, e por isso, se esforça em realizar um bom trabalho. Caso contrário ela não conseguirá participar de outros projetos. Elas estão representando uma marca de produto ou serviço, por esse motivo, não podem deixar passar uma imagem desleixada. 

É fundamental também conhecer pessoalmente e fazer testes com as modelos escolhidas antes de realizar seu projeto. Essa é uma garantia de que não houve nenhuma mudança entre fotos e a realidade. É muito importante ver o modelo antes e ter a certeza de que ela, ainda se encaixa dentro do perfil desejado.

Ao contratar uma modelo é preciso entrar em contato com a agência, informando as características da modelo que pretende contratar. Além da descrição completa do trabalho que será realizado.

À partir destas informações, a agência selecionará em seu elenco as opções de modelos que mais se aproximam do perfil solicitado. Em seguida, encaminhará os valores dos cachês ao cliente.

Tudo sobre contratação de modelos: Tipos de modelos mais utilizados… 

Até agora vimos os mais variados tipos de mercado e categorias no mundo da moda. Então, você viu como tudo é uma questão de especialização.

Mas você ainda não sabe qual tipo de modelo escolher para seu projeto?, Existem os principais mercados mais utilizados no mundo da modelagem. Irei te mostrar quais são:

Modelo fashion:

Os critérios exigidos em um modelo fashion são bastante rigorosos, principalmente em relação às medidas.

Os modelos precisam ter um biotipo magro e alto. Uma vez que esse corpo será um “manequim vivo” para experimentar roupas de tamanho único feitas para a apresentação de uma coleção.

Uma modelo fashion precisa ter uma nítida beleza ou exotismo, para impactar o público, mas isso é muito relativo.

Modelos fashion frequentam as passarelas de desfiles, posam para os editoriais de moda das revistas, fazem campanhas de moda estilistas e marcas e produtos. 

Modelo comercial/ Fotográfico:

Nesse perfil não é exigido medidas pré-estabelecidas. Pois, as modelos atuam em um enorme mercado, podendo fazer campanhas publicitárias para os mais variados produtos. 

Participam de comerciais, programas de televisão, fotos editoriais e publicitárias, posam para sites de e-commerces e para marcas de moda e até atendem o público em eventos de produtos. 

Apesar de não precisar necessariamente ser altas, devem ter um corpo, sorriso e cabelos bem cuidados e belos. Os rapazes de preferência, corpos definidos e bem cuidados.

Modelo de publicidade:

A publicidade de maneira geral precisa vender todo tipo de produtos e serviços, para todos os públicos. Portanto exibe nas campanhas publicitárias os mais variados perfis de modelos com o objetivo de aproximar o público consumidor do produto ou serviço a ser vendido. 

Apesar de não serem exigidos padrões definidos de medidas e beleza, as modelos precisam ter carisma, simpatia e facilidade de expressão facial e gestual, para encarar os mais diversos papéis. Elas trabalham com meios impressos como revistas e catálogos, digitais como sites e anúncios, e audiovisuais como comerciais e campanhas. 

Tudo sobre contratação de modelos: Como lidar com modelos…

Seja qual for seu projeto, uma campanha, editorial, evento, desfile dentre outros… O uso de modelos próprias e muita originalidade será imprescindível  para que a marca ou produto da sua empresa seja conhecida no mundo todo e seu investimento tenha retorno com resultados positivos. Mas como lidar com modelos após o processo de contratação da modelo?

Antes de mais nada, vale lembrar que em um ensaio fotográfico ou evento geralmente é preciso que uma modelo se apresenta o mais natural possível ao mercado de trabalho.

Por isso, quanto mais a produção da modelo for suave, melhor. Isso, se sua intenção no caso for dar ênfase ao seu produto divulgado.

Já em outro caso, pode ser melhor que a produção da modelo seja mais pesada em acessórios, maquiagem ou cabelo, por exemplo, como em divulgar serviços ou querer um anúncio mais apelativo. Essas coisas precisam ser levadas em consideração, por isso, converse com sua equipe a respeito.

Veja o modelo com antecedência:

Procure sempre conhecer o modelo antes de realizar seu projeto, para que você possa desenvolver um trabalho mais interessante. Conheça melhor as características de sua personalidade e habilidades para saber quais seriam seus pontos fortes em suas campanhas. Isso passará um ar mais natural em seus editoriais.

Por mais que provavelmente você não seja o fotógrafo da sua campanha. Observe a modelo nas sessões de fotos e veja qual o seu melhor ângulo.

Em qual posição seu o rosto fica mais expressivo e se a modelo fica melhor de perfil ou de frente. Diga quais as partes do corpo que o fotógrafo deve trabalhar mais nas fotos, pernas, ombros, enfim.

Seja paciente, organizado e demonstre à modelo que vocês estão fazendo um trabalho em equipe, tenta passar confiança a ela.

Não adianta você criar um trabalho incrível dentro da sua cabeça, se não conseguir passar para a modelo exatamente o que quer.

Faça uma lista de produção do seu projeto. Ilustre com imagens e mostre para seu modelo e para a equipe, maquiador, produtor, etc… Para que sempre entendam a ideia central do projeto e não desfoquem. Isso é fundamental para um trabalho bem feito e de sucesso.

Tudo sobre contratação de modelos: Do que uma modelo precisa para ser boa…

Tudo sobre a contratação de modelos

Uma modelo para ser considerada dedicada precisa manter a pele, cabelos e dentes sempre bem cuidados. Não deixar de cuidar da saúde, ter bons hábitos alimentares e até buscar um nutricionista se necessário para manter seu corpo dentro dos padrões desejáveis. 

Ela precisa tratar todos de forma respeitosa e ser cordial, cumprindo rigorosamente seus horários, tendo assim a chamada “pontualidade” e manter seu material e agenda de trabalho organizados. 

A profissional também deve ter um certo talento para interpretar personas durante sessões de fotos. Pois, cada ensaio tem seu próprio contexto. Ela precisa ter facilidade de adaptação para agir de acordo com o que foi proposto, assim como uma boa articulação em gestos e expressividade,  tendo um trabalho próximo ao de um ator ou atriz.

Ela precisa ter facilidade de adaptação para agir de acordo com o que foi proposto, assim como uma boa articulação em gestos e expressividade,  tendo um trabalho próximo ao de um ator ou atriz.

Caso a modelo tenha dificuldades em se comunicar ou na adicção, ela não deve hesitar em buscar formas de desenvolver sua comunicação. Dependendo do caso, até fazer um curso de teatro ou procurar um fonoaudiólogo.

A importância da Empatia:

A empatia é uma característica importante em uma modelo no processo da contratação, para ajudá-la a entender o que o cliente, espera do seu trabalho, como também para lidar com outros tipos de profissionais em seu cotidiano, como por exemplo: fotógrafos, maquiadores, cabeleireiros, entre outros.

Uma boa modelo também não se acomoda em sua carreira sem buscar melhorar suas habilidades e técnicas a cada dia mais. Além de conhecer pessoas ligadas à sua profissão no mundo da moda, ampliando os seus contatos e aumentando seus conhecimentos.

Para finalizar, uma modelo dedicada o suficiente a ponto de ser considerada boa deve sempre conseguir novos contatos profissionais. Frequentando a eventos de moda, conversando com as pessoas com profissionais que ela trabalha no dia a dia, fazendo amizades com outras modelos e interagindo por meio de redes sociais.

Tudo sobre contratação de modelos: A agência facilita o processo de contratação da modelo…

Uma boa agência de modelos tem uma boa equipe de profissionais especializados e que conhecem bem o mercado da moda. Além de auxiliar nas questões de imagens, está incluso como trabalho da agência preparar um plano de carreira para seus modelos.

Ao procurar uma agência que irá colocar à sua disposição uma equipe de profissionais, tenha certeza que você terá um excelente resultado em seu projeto, seja ele qual for. Em algumas agências existem uma espécie de consultoria para seus clientes, dando dicas que funcionam no mercado de trabalho.

Além da competência e da qualificação da modelo, por ser uma profissional treinada, você não terá problemas contratuais e nem outros como falta de pontualidade e comprometimento. A equipe de uma agência instrui a modelo sobre a profissão e tudo o que ela precisa saber. 

A agência de modelos serve de ponte entre você e a modelo no processo de contratação, geralmente elas já têm um contrato padrão, facilitando o processo  e evitando enormes burocracias desnecessárias. Por meio do contrato, você estará assegurando de forma legal que pode tomar certas medidas, se necessárias.

Para garantirem um bom portfólio, muitas agências realizam seleções de modelos com variados perfis. O que aumenta o leque de opções na escolha de modelos. 

Além que, uma agência de modelos se compromete com seus modelos, fazendo com que consigam se adaptar a diversas formas de trabalho, garantindo sua experiência.

São ensinados a ter postura e como se portar em diversas situações no ramo da moda, como em desfiles, eventos e claro, fotografias. 

Conheça a Agenda do Produtor:

Não seja ultrapassado em pesquisar agências offlines, pense no tempo gasto para tal fim. A Agenda do Produtor sabe que seu tempo é valioso demais para ser perdido em meio à estresse.

A Agenda do Produtor está aqui justamente para facilitar sua vida e ajudar você com o desenvolvimento do seu projeto em contratações de modelos profissionais diretamente online, sem nenhuma dor de cabeça. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *