Qual a diferença de uma modelo amadora para uma profissional?

Qual a diferença de uma modelo amadora para uma profissional?

Está com curiosidades sobre saber a diferença entre uma modelo amadora e uma profissional?

Há muitas pessoas querendo seguir o ramo da moda e algumas são realmente boas, mesmo não sendo consideradas profissionais, então qual é a real diferença entre uma modelo amadora e uma profissional?

Neste artigo eu vou lhe dizer tudo que você precisa saber para distinguir uma modelo amadora de uma profissional.

Quais são os deveres de uma modelo?

Antes de citarmos a diferença entre uma modelo profissional e uma amadora, você vai precisar saber quais são os principais deveres de uma modelo.

O Que uma modelo deve fazer?


Uma modelo deve sempre se adequar e atender as expectativas de um cliente, seja em um desfile ou em um ensaio fotográfico.

Você não iria querer contratar alguém que não sabe fazer o que você quer da forma que você quer.

Uma modelo deve sempre interpretar uma personagem de acordo com o público alvo da campanha ou evento.

Não existe nada mais desastroso do que um investimento em campanha ou evento não dar o retorno esperado.

Com uma modelo, que atende as necessidades de cativar o público e criar uma conexão com ele, isso não seria um problema.

Como uma modelo deve se portar?

Entender a real diferença entre uma modelo profissional e uma amadora requer que saibamos primeiro, como uma modelo deve se portar. Afinal você não vai querer que sua campanha ou evento seja um vexame por conta das atitudes de uma modelo.

Uma modelo deve-se adequar a qualquer tipo de evento, seja de gala, ou informais. Uma das principais diferença entre uma modelo profissional e uma amadora é que uma profissional vai sempre estar preparada para um evento. Ou seja, com traje a rigor, atitudes exemplares e modos a mesa.

Habilidades necessárias…

Esse é um dos principais pontos que mostram a diferença entre uma modelo amadora de uma modelo profissional.

Afinal uma modelo tem que possuir um conjunto de habilidades que não só adquirem no treinamento para se tornar uma modelo. Mas também se adquirem na experiência como uma.

Uma modelo deve saber utilizar expressões certas na hora certa. Afinal não vai querer uma modelo fazendo caretas para apresentar seu produto, por exemplo. 

Uma das principais habilidades que difere uma modelo profissional de uma amadora é o equilíbrio. Seja este, em passarela, ou ensaio fotográfico. Muita das vezes uma modelo precisa fazer poses e posições que exigem equilíbrio e disciplina.

Dito isso, agora você sabe quais são os deveres de uma modelo.

Mas você sabe o que é uma modelo profissional? Sabe o que é uma modelo amadora? Por que elas são consideradas assim?

O que é uma modelo profissional?

Qual a diferença de uma modelo amadora para uma profissional

Para entender a diferença primeiro precisa entender o significado de uma modelo profissional e de uma modelo amadora.

Uma modelo profissional é aquela que teve todo o treinamento de uma modelo. Ou seja, está em contato direto com o mundo da moda.

Uma modelo profissional tem a moda como um ramo e um estilo de vida a ser seguido e faz de “ser modelo” sua profissão. 

Uma modelo profissional é geralmente credenciada por uma agência e recebe todo o treinamento e suporte dessa agência. Uma agência de modelos é o lugar mais comum e mais fácil de se achar modelos profissionais.

O que é uma modelo amadora?

A diferença entre uma modelo amadora e uma profissional pode já estar visível. Mas de toda forma é preciso saber o que uma modelo amadora oferece.

Diferente de uma modelo profissional, uma modelo amadora não é vinculada a uma agência e não tem a moda como um ramo e um estilo de vida a ser seguido.

Uma modelo amadora não trabalha como modelo, não tem contato direto com câmeras ou com esse ramo.

Mas se é uma modelo amadora, provavelmente já fez alguns trabalhos.

É comum achar modelos amadoras no Instagram, tirando fotos com smartphones que “parecem profissionais”.

Mas há uma diferença muito grande em tirar fotos para si mesma e tirar foto para clientes. Lembre-se que existe um um público alvo.

Normalmente quem escolhe modelos amadoras é por conta de seu custo.

Empresas e empreendedores que estão começando por agora, normalmente optam por reduzir seus custos com campanhas e eventos, contratando modelos amadoras.

Mas será que isso realmente diminui os custos?

Principais diferenças de uma modelo amadora para uma profissional: Treinamento…

Outra principal diferença entre uma modelo amadora e uma profissional é o treinamento. Uma modelo profissional recebe um treinamento específico da agência a qual está vinculada. Esse treinamento inclui:

Etiqueta…

Uma modelo profissional aprende a se comportar e se comunicar nos mais diversos eventos. O estudo da etiqueta inclui desde o comportamento a mesa até o modo de andar e agir. 

Dificilmente uma modelo amadora busca tal conhecimento. Pois “ser modelo” não é a ocupação oficial e principal dela. Sendo assim não precisa de aprofundar em tantos assuntos e essa é uma diferença enorme.

Passarela…

Diferente de uma modelo amadora, uma modelo profissional estuda diversas técnicas e adquire bastante disciplina para um desfile. Uma modelo profissional aprende a se portar até mesmo em quedas na passarela. O que muitas vezes “dá o que falar” (no bom sentido).

Se você estiver pensando em contratar uma modelo para um desfile ou evento, com certeza uma modelo profissional atenderá melhor a sua necessidade.

Fotoplastia…

Fotoplastia é a arte de se portar frente as câmeras. Uma modelo profissional sabe técnicas de olhares. Entre elas, musculatura facial e articulação para tirar uma foto o que dá uma grande diferença da modelo profissional para a amadora.

Uma modelo amadora pode ser muito boa para tirar fotos. Mas dificilmente terá Fotoplastia em seu “currículo”, não passando assim os sentimentos necessários, o que faz toda a diferença em uma campanha ou ensaio. 

Principais diferenças de uma modelo amadora para uma profissional: Custo benefício…

Qual a diferença de uma modelo amadora para uma profissional

Anteriormente eu havia dito que uma modelo amadora é contratada pelo seu baixo custo de contratação. Mas será que isso quer dizer que reduziria os custos de toda a campanha?

Uma modelo amadora, diferente de uma modelo profissional não tem muito contato com a câmeras ou eventos. Em geral uma modelo amadora não tem contato constante com o ramo da moda, isso quer dizer que sua experiência é limitada, se não nula.

Alguém que não tem tanto afinco com aquele ambiente pode se sentir desconfortável. Para uma modelo amadora que não conhece técnicas de interpretações e articulações como uma modelo profissional pode ser difícil passar a ideia de sua campanha ou ensaio para o público.

Uma das maiores e mais antigas técnicas de venda existente é o entrosamento, isso porque pessoas tendem a comprar mais de quem elas têm afinidade.

Sem o treinamento, as técnicas e a experiência de uma modelo profissional, torna-se difícil conseguir afinidade com o cliente, dificultando a venda de um produto, serviço ou imagem.

Outro fator muito importante a ressaltar entre as muitas diferenças de custo benefício de modelo profissional para uma amadora é o trabalho que você terá na escolha de uma modelo amadora.

Diferente de uma modelo profissional, as modelos amadoras não tem uma ficha disponível em uma agencia. Então muita das vezes sua contratação se baseia em analises e testes, o que faz perder mais tempo.

Com um cálculo básico de tempo, conversão de clientes e o trabalho que você terá, fica fácil entender que uma modelo profissional vai te dar mais retorno em relação a seu investimento, se comparado a uma modelo amadora.

A Agenda do Produtor além de te fornecer ótimos modelos profissionais, também te dá todo um suporte e acompanhamento em suas escolhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *