DRT: o que é e para que serve o registro profissional dos atores?

drt

Em vários artigos postados aqui no blog falamos que um ator ou atriz só é reconhecido como um profissional se tiver o DRT. Agora chegou a hora de falarmos ao certo o que é o DRT, pois trata-se de algo muito importante para a carreira de um ator ou atriz.

Na verdade a sigla DRT significa Delegacia Regional do Trabalho. O que o ator realmente precisa é do registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho, portanto já virou costume entre os atores brasileiros utilizar o termo “o DRT” ou “um DRT” quando na verdade estão falando do registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho.

O DRT (registro profissional na Delegacia Regional do trabalho) é como se fosse uma carteira de trabalho, só que de atores ou profissionais que trabalham na área cinematográfica, Com ele você pode confirmar que tem experiência na área cinematográfica, por isso que é tão importante para se conseguir atuar em emissoras com Rede Globo e Record. Sem o registro DRT é muito improvável que consiga um papel em um filme, seriado ou novela, a menos que seja como um figurante.

Como fazer o registro na DRT?

drt1

Pra fazer o DRT é preciso ir ao SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão). Podemos encontrar ao menos um sindicato SATED em cada estado do Brasil. Veja aqui os telefones, endereços e e-mails de cada SATED localizado no território brasileiro.

As exigências para fazer o registro  DRT são ter alguma formação na área que seja reconhecido pelo MEC (ministério da educação e cultura) ou um atestado fornecido pelo sindicato, que reconheça sua capacidade como ator. Além disso, é preciso comprovar suas capacidades como ator ou atriz perante alguns juízes.

O registro DRT é muito importante para a carreira de um ator ou atriz, então lembre-se, se você realmente deseja seguir carreira nessa área ele será indispensável.

Se tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre o mundo artístico, divulgar seu perfil, entrar em contato om agências de modelos, ou conhecer pessoas desse meio, não se esqueça de acessar o site agenda do produtor, pois através dele você tem contato com atores, atrizes e muitas outras empresas que podem lhe ajudar com novas oportunidades capazes de desenvolver sua carreira profissional.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *