7 Dicas para encontrar o elenco certo para sua produção

 

O que é uma produção sem um elenco? Nada! Sim, vamos começar esse texto com essa afirmação drástica e sincera. É preciso entender que sem os atores e atrizes, uma produção não tem função de ser. Por isso, é preciso ter muito cuidado quando estamos falando sobre essa contratação

Muitas produções, antes de iniciarem suas atividades, já começam a prospectar os seus atores. Além do papel, esse profissional pode contribuir nos itens que dão vida ao personagem, por isso é tão importante começar o quanto antes na hora de fazer essa busca.

Bom, mas a pergunta que não quer calar é: existe uma forma de ter sucesso na contratação do meu elenco? A resposta é SIM. Existem pontos que, somados, podem garantir o seu sucesso nessa fase da sua produção e é isso que nós queremos te oferecer com esse texto.

Antes de darmos as nossas 10 dicas para você encontrar o elenco certo para a sua produção, é preciso que você assegure-se de que já tem o cenário certo para essa fase da produção. Por isso, para começarmos, vou te fazer 5 perguntas. Se as suas respostas forem positivas, então você está no caminho certo.

  1. Você já sabe quais são as características físicas, corporais, subjetivas e/ou intelectuais que o seu elenco precisa ter?

É preciso saber que o seu elenco já deve ter sido pensado estrategicamente antes de escolher o seu ator ou atriz. Pense nas características físicas, nas habilidades, na linha de atuação, na plataforma de atuação e nos demais detalhes antes de começar a busca.

  1. Você já escolheu as suas locações e, com isso, já pensou na possibilidade de escolher atores locais?

Se o seu projeto tem um orçamento generoso, então esse talvez não seja um problema. Porém, se a sua produção é de pequeno ou médio porte, é preciso, antes de escolher os atores, pensar nas suas locações.

Esse ponto é essencial pois a deslocação do ator, além de estar vinculada à agenda desse profissional, também é sinônimo de custos extras. Por isso, escolher atores locais pode ser um bom negócio para tornar a sua produção mais acessível.

  1. Você já possui um teste formulado?

Cada produção é uma e cada roteiro requer um profissional específico. Por isso, ainda que existam exercícios teatrais prontos, é preciso que você personalize o seu teste. Faça algo que dê ao seu elenco a chance de te conquistar, mas não deixe de aplicar os pontos necessários para que eles se mostrem ideais para o papel.

  1. Você já tem um contrato formulado?

O meio artístico é muito sensível, apaixonado, intenso e incrivelmente visceral. Porém, a arte deve ser tratada com toda seriedade e respeito que qualquer outra área exige. Por isso, assim, como você precisaria de um contrato para contratar alguém para te prestar serviços técnicos, com os seus atores você não pode fazer diferente.

É vital que você tenha um contrato formulado e que ele deixe discriminado todas as ações do ator, o tempo de trabalho, os recebimentos e todos os demais detalhes importantes para que ele trabalhe da melhor maneira possível. Além disso, você deve oferecer uma cópia para o ator ou atriz lerem o contrato antes da assinatura. No mais, todo processo legal também é importante (reconhecer firma, rubricar e etc).

  1. Pense de forma macro: você já tem tudo que precisa para a sua produção começar?

Como já foi falado aqui, cada produção tem as suas peculiaridades. Mesmo uma releitura de um texto, ou uma refilmagem de uma obra cinematográfica antiga, cada projeto é um e por isso, você deve olhar para a sua produção com carinho e verificar se, para além dos atores, as demais necessidades já estão cumpridas.

Essa análise é muito importante porque ao contratar os seus atores, você começará a ter um acordo legal com esses profissionais. Para evitar problemas, tenha certeza de que todas as áreas já estão articuladas e garanta o seu sucesso.

Bom, agora as 5 perguntas essenciais já foram feitas. Você respondeu sim a todas elas? Se você já garantiu que está tudo ok, e não está pronto para colocar a sua contratação em prática.

Veja a as 7 dicas para contratar o seu elenco e ter êxito na sua produção!

 

  1. A contratação de um ator requer um olhar sensível – O ideal é contar com alguém que já é dessa área (produtores, diretores, preparadores cênicos e etc) para ajudar na escolha.
  2. O ator é um profissional como qualquer outro – Por isso, gerencie a sua contratação com todos os dados legais, tenha um corpo financeiro responsável pelos pagamentos e pague todos os impostos necessários para o trabalho.
  3. Sem o seu ator a produção não existe – Por isso, trate-o com respeito – Talvez você ache que essa informação é desnecessária, mas na verdade ela é muito relevante. Algumas pessoas não entendem que um ator que se sente pouco respeitado numa produção, dificilmente vai ter o rendimento esperado. Por isso, atente-se a isso.
  4. Cumpra a tabela do sindicato – O sindicato dos atores possui uma tabela de preços que deve ser respeitada. Alguns atores cobram mais caro pelos seus serviços, isso é fato. Porém, você deve usar a tabela como base para oferecer a remuneração e nunca optar por preços abaixo dela.
  5. Contrate atores de uma forma confiável – A Agenda do Produtor preza por cadastros atualizados dos profissionais, uma busca detalhada para que você encontre o ator ideal para a sua produção e segurança na sua contratação. Opte por uma plataforma assim, que se preocupa com o seu sucesso.
  6. Escolha atores que se identifiquem com o seu projeto – Quando falamos de arte, não estamos falando de uma ciência exata e sim de técnicas que podem ir para campos ativos e subjetivos. Para você ter mais chances de sucesso na sua produção, você deve buscar atores que se identifiquem com a sua proposta. Isso vai fazer toda diferença nos resultados
  7. Incentive os seus atores! – A última dica é também a mais simples de aplicar e com certeza está entre as mais importantes. Muitas vezes, em produções e scripts, os atores são forçados ao máximo para darem o resultado esperado. O segredo para conquistar o seu ator e obter dele a sua melhor performance é incentivá-lo a galgar mais um grau na sua carreira. Use essa dica em todo seu elenco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *