10 dicas infalíveis para incentivar o seu elenco

Você sabe como incentivar o seu elenco? Você sabe como levar os seus atores a reagirem aos seus incentivos a fim de oferecerem a atuação ou presença cênica que você está buscando?

Para ter sucesso com um elenco recém contratado você precisa contar com uma série de habilidades que vão muito além do casting. É logo após a escolha dos seus atores que você encontrará grandes desafios.

Nós, da Agenda do Produtor, queremos que você tenha sucesso em todos os passos do seu projeto. É por isso que temos o banco de dados mais sortido e completo para que você possa contratar o seu elenco da maneira mais segura e eficiente.

Bom, mas a gente não quer que você tenha uma boa experiência apenas na fase das audições, mas sim que o seu projeto seja uma verdadeira realização e é por isso que nós elaboramos esse texto.

Incentivar seu elenco é o melhor negócio

 

Sabemos como é comum a dificuldade de direção e gestão de um time de atores, todos ao mesmo tempo. As artes cênicas fazem parte de uma sensível profissão e, dessa forma, você não pode tratar os seus atores como profissionais comuns. Eles precisam de um tratamento especial.

Existem diversos cargos e nichos de estudo que são voltados para o desenvolvimento do ator. Grandes produções contam com coachings, treinadores e preparadores de elenco. Tudo visando o melhor resultado para o público.

O primeiro ponto para compreender a importância de dar esse tratamento especial para os atores é compreender que a atuação é uma arte. Embora existam técnicas, a inspiração é essencial para garantir o melhor desempenho.

Grandes pintores criaram as suas melhores peças a partir da inspiração, grandes escritores realizaram as suas melhores obras através da inspiração, antes de montar qualquer coreografia, mesmo as bailarinas mais experientes buscam inspiração. Compreender que a atuação é uma arte tão sensível como outra qualquer é um ponto vital para que você entenda como você pode aplicar o incentivo aos seus atores.

Existem 3 pontos que são considerados essenciais para que qualquer trabalho em elenco funcione. Vou listar abaixo para que você use esses pontos em conjunto com as 10 dias de incentivo:

 

  • Ambiente amigável – Um ambiente sem brigas, sem barulhos exacerbados, com higiene, segurança, iluminação adequada e espaço para todos que fazem parte do elenco. Prepare o seu ambiente antes de iniciar o seu projeto!
  • Respeito mútuo entre todos os participantes – Quando duas pessoas que estão em constante atrito fazem parte de um projeto, há uma grande possibilidade desse relacionamento conflituoso se estenda para o trabalho. Seja sempre o provedor da paz no seu set, camarim ou palco.
  • Respeito entre as equipes técnicas e artísticas – Apresente todo o seu corpo de produção aos seus atores e garanta que cada um entende a sua função. Isso evita problemas de comunicação. Dê atenção especial a esse ponto em caso de um time grande!

Agora que você já tem tudo pronto para começar o seu projeto, o seu elenco já está selecionado e você sabe que o segredo para uma boa atuação está no modo como você inspira os seus atores, você está pronto para a nossa lista:

 

Confira das 10 dias capa incentivar o seu elenco!

 

  1. Evite estrelismos – Essa é a primeira dica e ela é muito importante para o seu sucesso. Muitos atores se consideram mais importantes do que a equipe e isso pode causar sérios problemas para o seu projeto. Deixe sempre claro que todos são importantes.
  2. Disponibilize o material de trabalho com antecedência – Scripts, figurinos, objetos de cena e o que mais for importante. Deixe tudo pronto para os ensaios dos atores.
  3. Faça com que eles se reconheçam no personagem – Até mesmo o pior vilão tem algo que o ator pode reconhecer como uma característica em comum. Busque esse link a fundo para que ele se sinta mais a vontade com o papel.
  4. Não deixe o seu elenco perder o foco – Essa dica é especialmente voltada para produções de longa duração. O tempo de trabalho pode ser benéfico para os atores a nível de interação, mas quando um projeto se torna muito longo, ele corre o risco de perder o foco. Não deixe que os seus atores percam o ânimo no dia a dia de trabalho.
  5. Faça do seu espaço cênico um ambiente aberto – O ator não pode se sentir inibido ou intimidado durante o trabalho. Isso pode interferir seriamente no desenvolvimento do seu trabalho. Mostrar para ele que ali é um lugar seguro é muito importante e motivador.
  6. Forçar é importante, mas mantenha um limite – Alguns profissionais das artes cênicas conseguem uma atuação brilhante por meio da repetição. É preciso lembrar duas coisas: nem todos funcionam dessa forma e mesmo os que são assim precisam ter um limite para não haver prejuízo para o ator ou para a produção.
  7. Tenha um canal de escuta aberta para o seu elenco – Esqueça essa ideia de diretor ou produtor autoritário, isso não é mais uma prática comum. Para garantir que o seu ator se sinta bem no trabalho é preciso manter um canal de escuta aberto para torná-lo uma peça chave para o sucesso do seu projeto.
  8. Ofereça ajuda se um ator aparentar dificuldades – Como já foi falado muitas vezes ao longo desse texto, a atuação é uma arte e por isso, apesar da técnica, ela está sujeita à inspiração do ator. Se você perceber que o seu ator está com dificuldades ao longo da sua performance ofereça ajuda. Em alguns casos basta ele falar sobre o que o está bloqueando para o resultado melhorar significativamente.
  9. Conte com o corpo tecnico para conduzir o seu ator – A direção é responsável pelo contato direto com o elenco. Se você é produtor mas não tem a expertise da direção, busque o responsável por esse cargo ou o preparador de ator para resolver eventuais problemas com o trabalho.
  10. Por último, confie no seu ator! – Você escolheu o seu ator e ele escolheu o seu projeto. Por isso, confie na capacidade do seu elenco e conto com ele para ter sucesso!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *