O guia completo para contratação de artistas circenses

Quando o termo “artista circense” é citado, o que você pensa? Essa é uma pergunta que qualquer contratante deve fazer antes de definir o perfil a ser buscado para uma produção ou projeto.

Quase todas as pessoas cresceram com um imaginário infantil formado pelo circo. Seja um palhaço, um mágico ou ilusionista, um trapezista, uma malabarista ou mesmo uma bailarina, alguma dessas figuras nos acompanhou nos primeiros anos de vida e certamente esses artistas transformaram muitas fantasias em realidade.

Bom, mas para quem cresceu, contar com artistas circenses significa contratar profissionais capacitados para um evento. Seja ele uma feira, uma peça, um show, um acontecimento cultural ou uma inauguração. São infinitas as possibilidades quando pensamos na propagação de uma marca ou numa programação voltada para o público através do entretenimento.

Pensando dessa forma, a Agenda do Produtor criou, através do seu banco de cadastros, a ponte mais fácil entre o contratante e os artistas circenses. Assim, você pode encontrar a equipe certa para que o seu projeto seja um verdadeiro sucesso.

O artista

O circo e suas funções estão entre as mais antigas escolas de arte. Suas modalidades trabalham dois princípios básicos: o controle do corpo e a agilidade da mente. Um grande espetáculo circense não apenas de entretém, mas também mexe com sentidos e desejos.

Diversas artes são somadas aos estudos de circo. Além das categorias mais comuns que vou citar abaixo, é também de praxe o uso de técnicas de dança, atuação, ensinamentos musicais e até mesmo artes plásticas.

 

Conheça as principais modalidades do circo:

 

Manipulações de objetos:

  • Malabares (bolas, claves, pratos, massas e etc)
  • Swing
  • Tranca
  • Contato
  • bambolê
  • mágica
  • ilusionismo
  • faquirismo
  • ventriloquia
  • fantoches
  • marionetes

Acrobacias (aéreas, corpóreas ou de trampolim)

  • Corda
  • trapézio
  • tecido
  • lira
  • quadrante
  • solo
  • banquina
  • mastro chinês
  • jogos icários
  • contorcionismo
  • tramp
  • mini-tramp
  • báscula russa
  • maca russa

Equilíbrios

  • Corda bamba
  • perna de pau
  • monociclo
  • bicicleta
  • rolo americano
  • paradismo

Encenação

  • Clown (diversas modalidades)

 

O circo oferece ainda uma infinidade de modalidades, linhas de aprendizado e modelos de apresentações que extrapolam a lista acima, garantindo uma grande diversidade de opções para quem vai contratar e, principalmente, para quem vai assistir ao espetáculo.

A formação profissional

No Brasil é muito comum a existência de cursos de curta e média duração para o estudo do circo, sendo ainda muito difícil encontrar escolas profissionalizantes ou universidades que ofereçam cursos de formação.

Em geral, as escolas de circo oferecem cursos livres em diversas modalidades ou cursos de extensão ou conhecimento prático. Para quem busca aulas formais, é comum encontrar opções em oficinas e centro culturais nas grandes cidades.

Para quem deseja uma formação em clown ou nas artes da palhaçaria, é possível encontrar cursos de formação em escolas de atores e em cursos de artes cênicas. Sendo essa a modalidade do circo com maior reconhecimento dentro das bancadas acadêmicas.

 

Perfis diferentes para a contratação

 

A intenção desse texto é ajudar a você, contratante, a ter a melhor experiência possível na hora de encontrar o profissional certo, que te ofereça o trabalho esperado e que te garanta os resultados que você está procurando. Para isso, é preciso traçar 2 perfis diferentes de pessoas que contratam artistas circenses:

 

1 – quem busca esse profissional para um evento/marketing de uma marca

2 –  quem busca esse profissional para um projeto artístico.

 

Para otimizar a sua leitura nesse texto, vamos dividir as duas necessidades para que você possa encontrar a sua sessão e obter as dicas necessárias para que você tenha sucesso na sua busca por artistas circenses.

 

PARTE 1

Vamos começar esse texto falando com o empreendedor ou gerente que está buscando um artista circense para uma empresa ou marca. Se esse é o seu caso, anote nossas dicas!

Uma fórmula que nunca dá errado

Do ponto de vista do marketing e da publicidade, existe uma fórmula que nunca dá errado: chamar atenção do seu cliente. A verdade é que todos os dias, milhões de marcas concorrem entre si pelos mesmos clientes.

O que faz a roda do mercado girar é a constante disputa por fregueses. Nesse ponto é preciso falar sobre nicho, preços, formas de pagamento, reconhecimento da marca, qualidade, serviço, variedade, formas de acesso e etc. Existem muitos fatores que, somados, explicam porque algumas empresas possuem uma cartela de clientes tão grande e porque outras não alcançam números tão expressivos.

Bom, tudo isso somado é muito importante, mas nada disso poderia funcionar se essas corporações não contassem com com a atenção dos seus clientes para garantir os seus lucros.

A partir do momento que você compreende essa premissa, fica fácil entender porque você, independente da sua área de trabalho. pode ser um contratante em potencial para artistas circenses. Para ficar ainda mais fácil, vou enumerar 4 situações onde você pode contar com esses profissionais para chamar atenção dos seus clientes e garantir resultados para o seu negócio:

 

  1. Em um evento: quantas vezes o seu negócio participou de um evento, uma feira, uma exposição ou uma oportunidade de interação com o público de forma pessoal? É muito comum que em casos assim os stands busquem formas de encantar os clientes visualmente antes de apresentar os seus produtos ou serviços. Em casos assim, é muito comum ver apresentadores, modelos em perna de pau com faixas, cartazes ou anúncios, malabaristas e etc.
  2. Em uma data comemorativa: Muitos comércios podem ter contato direto com os seus clientes em datas comemorativas. Lojas, restaurantes, concessionárias, varejistas em geral e etc. Porque não aproveitar as datas comemorativas para chamar atenção do seu cliente através de um pequeno show que encante a todas as idades? Artistas circenses são perfeitos para essas situações.
  3. Para uma campanha promocional: Grandes empresas usam o tema circo como forma de criarem uma campanha para sua marca. Sky, Bradesco, Nestlé e muitas outras são exemplos claros dessas ações. Fotos, vídeos, propagandas para redes sociais e etc. Há muito a ser explorado nesse universo e você pode utilizar o seu potencial de encantamento para fazer uma campanhas performática para sua marca.
  4. Para ações de rua: Quantas vezes você está em seu carro e precisa parar no semáforo vermelho? Dessas vezes, quantas você foi abordado por alguém entregando um panfleto de um novo empreendimento imobiliário, uma loja ou uma revendedora de carros? Muitas vezes essas empresas contratam agências e artistas para garantir maior entregabilidade dos seus anúncios. Entre os artistas de circo, os malabaristas são os favoritos para essa função.

 

Agora que você conhece algumas situações, com certeza deve ter se encaixado em alguma delas ou está numa linha semelhante aos exemplos. Agora é preciso separar alguns profissionais: qual artista circense você precisa? Vou listar os mais procurados:

  • Malabaristas
  • Palhaços
  • Equilibristas (perna de pau)
  • Mágicos ou Ilusionistas
  • Marionetistas

A Agenda do Produtor tem cadastros variados de diversos artistas circenses e essas modalidades são apenas algumas entre tantas outras que estão nessa mesma categoria.

 

Agora é preciso que você observe o perfil da sua marca ou empresa, o seu produto ou serviço e, principalmente, o público que você quer chamar atenção. Some esses fatores e escolha o profissional ou time de profissionais que você precisa para realizar a sua ação de marketing.

Ao encontrar esses perfis fica muito mais fácil fazer a sua seleção. A partir de agora você poderá criar um anúncio com a especificação de habilidades que você precisa. Ao chegar nesse ponto, temos 5 dicas para que você não erre no seu anúncio:

 

  1. Seja muito claro sobre o trabalho – Você pode optar por não colocar detalhes da sua marca ou até mesmo ocultar informações que ainda serão negociadas, mas precisa ser muito claro sobre o trabalho. Se você precisa de um malabarista para uma feira, por exemplo, não deixe de determinar todos os pontos necessários para que o profissional realize o seu trabalho.
  2. Seja específico sobre o perfil – Se para você o profissional ideal é um equilibrista (perna de pau), que consiga caminhar pela rua com as suas ferramentas, que tenha uma fantasia específica e que more em um determinado lugar, deixe todas essas informações claras.
  3. Determine o período e turno no seu anúncio – Caso você ainda não tenha uma data para a sua ação, ao menos coloque a previsão. Exemplo: preciso de um palhaço para feirão de imóveis que acontecerá em fevereiro para o dia inteiro de evento.
  4. Se você tiver alguma restrição, deixe clara! – O evento exige, por exemplo, que o profissional seja do gênero feminino? Deixe isso claro no seu anúncio.
  5. Se precisar de uma habilidade extra, descreva – Você quer um malabarista que também faça números cuspindo fogo ou com traços de humor (clown)? Não deixe de colocar essa observação no seu anúncio!

 

Agora que você já sabe como elaborar o seu anúncio, com certeza será muito mais fácil encontrar o profissional certo para suprir as suas expectativas. Se você já está com o contato de alguns, o próximo passo é a avaliação para a contratação.

Para quem não trabalha com artes não é fácil saber como fazer esse tipo de avaliação e seleção, mas não se preocupe, nós vamos te ajudar! Confira algumas dicas para esse momento:

 

  • Avalie o currículo

Para essa categoria que estamos falando existe um ponto que é a profissionalização do artista. Para um evento, você precisa contar com alguém que possua as habilidades necessárias, mas que também conheça as regras profissionais, de segurança e legais para trabalhar numa ação de marketing, seja ela na rua ou em um ambiente fechado.

Avaliar o currículo é muito importante para isso. Vale a pena contar com alguém que já tenha experiência na área e que conheça o tipo de publicidade que você deseja promover.

  • Avalie o perfil

Como já foi falado, é muito importante que esse profissional atenda o perfil que você precisa. Se essa informação não ficou clara através do anúncio, não deixe de procurar essas especificações no primeiro contato através da plataforma de contratação.

  • Passe todos os dados do trabalho e garanta que o contratado está ciente de todos os tópicos

Horário de trabalho, trajes, publico esperado, remuneração, tempo de trabalho, funções, transporte e tudo mais que for relativo a sua ação. Deixe tudo bem detalhado e peça para que o profissional avalie se ele pode atender a todos os seus pedidos.

  • Peça uma demonstração das habilidades práticas

Alguns minutos de demonstração ou um número curto podem falar muito sobre o artista e sobre a sua experiência e habilidade. Por isso, na hora de fazer a sua escolha, não deixe de pedir uma demonstração prática das habilidades do artista.

  • Faça um contrato

Essa é uma dica burocrática, porém ela é muito importante e não deve ser ignorada. Um contrato te protege enquanto contratante, assim como protege o artista circense. Em caso de números que ofereçam risco ao profissional, é preciso colocar cláusulas relativas a essas situações e pedir a assinatura do contrato concordando com o serviço.

  • Acredite na sua escolha!

A última dica desse guia é para você que não desenvolveu ainda a confiança total no artista. Acredite na sua escolha, acredite na empatia que vocês tiveram ao longo do processo seletivo e aproveite ao máximo a situação para garantir que a sua marca está chamando atenção e que o seu negócio será um grande sucesso!

Se você se enquadra nesse primeiro perfil de contratante, essas são as nossas principais dicas para que você encontre o profissional ideal para a sua ação de marketing. A Agenda do Produtor está sempre disponível com dicas e auxílios para que você tenha a melhor experiência dentro da nossa plataforma!

PARTE 2

Agora vamos começar o texto voltado para o perfil de contratante que está em busca de um elenco, ator ou artista circense para um projeto cultural. Seja ele um vídeo, uma peça, um espetáculo ou qualquer outro evento que se enquadre dentro da cultura e do entretenimento.

É muito importante, antes de iniciar o processo de casting e contratação, entender qual o papel do artista circense no seu projeto. Defina dados importantes como qual a atuação, se será apenas um número ou um espetáculo inteiro, se será necessário encenar algo, se será necessário trabalhar em equipe, e tudo mais. Cada ponto desse deve ser levado em consideração antes da escolha final.

 

Dica extra: para produtores musicais

 

As dicas que vamos dar para a contratação de artistas circenses aqui nessa segunda parte do texto são válidas para qualquer produtor de eventos ou projetos culturais / artísticos. Porém, vamos oferecer antes uma dica extra para quem pretende contratar esses profissionais para um evento musical.

Muitos shows musicais buscam artistas circenses para um momento de maior envolvimento com o público e para oferecer uma experiência de espetáculo que vai para além da banda o do cantor (a).

Em casos assim, o ideal é tornar o aparecimentos dos artistas circenses parte do evento através de uma sonorização estrategicamente incorporada. Isso pode se dar através de uma música coreografada, através da interação com bailarinos (para as bandas que possuem bailarinos), com um solo de um dos instrumentos da banda ou até mesmo com a participação do cantor ou vocalista.

Para que esse momento especial de aparecimentos do artistas dê certo, é preciso garantir a interação entre os músicos e os profissionais contratados. Garanta que o casting será feito em tempo hábil para que aconteçam ensaios, para garantir o entrosamento da equipe e para tornar essa soma um momento inesquecível para o seu expectador.

Vale fazer um lembrete que, em caso de turnê, é preciso garantir que os artistas circenses contratados estão cientes dos locais visitados, tornar possível a locomoção dos mesmos e fazer todo protocolo burocrático que garante a segurança do artista e a sua certeza de contar com a realização do trabalho.

7 dicas para contratar artistas circenses

 

Agora vamos garantir que você tenha todas as informações necessárias para essa contratação desse profissional de artes mistas e que esse momento de busca e escolha seja um sucesso. Para isso, separamos 10 dicas para você. Confira!

 

1 – Defina: quantas e quais modalidades estarão presentes na sua contratação?

Como já foi dito nesse texto, o circo tem um espaço amplo para diversos artistas que trabalham de forma única com o corpo, com objetos, com a interação com a plateia e com muitas linhas de trabalho.

Ao afirmar que você deseja contratar um artista circenses, você garantirá que um grande nicho se apresente. Para que você possa encontrar o profissional que você precisa, o ideal é fazer um anuncio já com as áreas que você busca.

2 – Defina se a sua busca será por um profissional ou por uma equipe

Esse é um ponto muito importante, principalmente se a sua busca por pro profissionais que precisam interagir durante o seu projeto. Malabaristas, contorcionistas e, especialmente, artistas que trabalham com o risco (como trapezistas e equilibristas) precisam conhecer seus parceiros de trabalho, ensaiar juntos e obter a confiança necessária para fazer um bom trabalho.

3 – Anuncie com quem tem o maior banco de profissionais

A Agenda do Produtor não é apenas um banco de profissionais, ele é o maior portal de contratação voltado para produções. Por isso, aqui você encontrará toda equipe que você precisar para os seus projetos!

Acesse nossa área de anúncios e comece hoje mesmo a buscar e contratar os artistas circenses que você precisa para sua produção. Aqui você vai encontrar qualidade, diversidade e segurança!

4 – Parta para a avaliação prática

Um malabarista pode exercer a sua arte com diversos objetos, com um número que pode ser direto ao movimento ou com uma cena que envolva atuação somada às suas habilidades. Esse é um exemplo de um uso das artes circenses.

Ao contratar um profissional dessa área, você deve ter em mente que existem mil e uma possibilidades de praticar as técnicas do circo e por isso é preciso partir para avaliação prática. Sem isso, você não saberá qual a forma de trabalho desse artista.

Sempre peça uma demonstração, pergunte sobre números, figurinos, a forma de interagir com a plateia e avalie a cena escolhida antes de seguir adiante com a escolha.

5 – Defina: quem vai fornecer os materiais necessários e quais serão eles

Como já falamos inúmeras vezes nesse texto, existem muitas modalidades circenses e elas podem ser exercidas de várias maneiras. Sabendo disso, você deve acordar com o artista contratado quais materias de trabalho serão necessários, quem será o responsável pelo fornecimento deles e uma lista exata de quais são eles.

Vou dar um exemplo bem claro da importância dessa definição: uma banda contrata um equilibrista com perna de pau para fazer parte de um clipe. Durante a gravação é preciso que ele solte confetes, esteja vestido com um figurino escolhido pela produção e use alguns adereços com referências da banda.

Observando esse contexto é possível perceber a quantidade de materiais e objetos que serão necessários para a realização do trabalho. É preciso que, de igual forma, você avalie tudo que será necessário para o trabalho que você está contratando e defina com o artista circense como essa demanda será suprida.

6 – Faça um contrato com definição de tempo de serviço, funções, valores pagos e todos os detalhes necessários

esse é um ponto que nós sempre abordamos. É comum que contratações para trabalhos pontuais ou freelancers sejam colocados à margem dos atributos contratuais. Porém, esse é um erro que todo contratante e contratado devem evitar.

É muito importante, para a segurança de ambos os lados, que exista um acordo formal que traga todos os detalhes da execução do trabalho. Assim, o artista terá todas as suas obrigações determinadas e o contratante também poderá deixar às claras todas as expectativas a serem cumpridas.

Determine o tempo de trabalho, exemplifique todas as funções, o pagamento, os benefícios, o local de atuação e, em caso de qualquer risco ao profissional, peça que ele assine uma autorização legal para a realização do trabalho.

7 – Acredite na sua escolha e reconheça o artista

Para finalizar essa lista, vamos colocar em pauta uma questão muito importante: a credibilidade e o reconhecimento do artista. Quando falamos sobre o perfil de contratante que busca alguém para participar de um projeto artístico, cultural ou de entretenimento, é sempre importante dar os créditos aos envolvidos.

Garanta que o nome do artista circense seja colocado nos créditos e dê a ele espaço para o bom desenvolvimento e aplicação do seu trabalho. Assim você terá o melhor resultado para o seu projeto!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *